
21 E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Genesis 8: 21
Logo que saiu da arca juntamente com sua família e todos os animais que foram salvos, Noé edificou um altar e adorou ao Senhor em forma de sacrifício, e vale aqui lembrar que até aquele tempo o Todo-Poderoso Deus aceitava sacrifício de animais porque ainda não tinha dado seu próprio filho Jesus como sacrifício por todos nós.
Neste ato de Noé, Deus fez uma promessa para a humanidade que nunca mais tornaria ferir todo ser vivente e diante desta promessa eu já vi muitas pessoas questionando e dizendo que Deus quebrou essa aliança, pois, grande parte da humanidade tem morrido por deslizamento de terras, enchentes e até mesmo queimadas por grandes e devastadores incêndios florestais, então, afirmam muitos, isso é Deus castigando o homem.
Mas, será mesmo que Deus quebrou esse pacto pós dilúvio ou tudo isto tem acontecido por outro motivo?
Deuteronômio 11: 26-28 nos dá uma pista do que pode estar acontecendo, assim está escrito;
26 Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
27 A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando;
28 Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
Estes três versículos jogam luz sobre nosso tema, Deus deu ao homem desde o velho testamento o direito de escolha, ou seja, livre arbítrio, que é o fato de escolher entre fazer o certo ou aquele que é errado.
O certo é cuidar de tudo aquilo que Deus nos deu, inclusive, iniciando por nós e nossa alma, como também o planeta que estamos vivendo.
A seca severa, as tempestades, o aquecimento do planeta, tudo isso não é culpa de Deus e sim da ganancia do homem que até nisto tem direito de escolha, pode escolher preservar ou destruir e infelizmente muitos tem optado pela destruição.
Então, toda vez que você ouvir alguém jogando em Deus a culpa por tudo que está acontecendo com nosso planeta ou até mesmo com a vida de alguém que se enveredou por caminhos terríveis, não tenha medo de dizer; Deus não tem culpa disso!
Se a humanidade se voltar para Deus e clamar a ele, tudo pode mudar e a prova disso está no versículo que vou deixar para você meditar, 2 Crônicas 7: 14;
14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
O homem está destruindo, porém, se essa mesma humanidade se voltar ao Senhor, Ele sarará nossa terra!