
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:10
Essa passagem da carta a Timóteo não está condenando o dinheiro, pelo contrário, ele foi necessário para a subsistência de Jesus e seus discípulos, pois, como nós eles também estavam inseridos em uma sociedade e nela precisamos do dinheiro para nos mantermos e o que este versículo está nos falando é que quando amamos mais ao dinheiro ao ponto de deixarmos ele governar nossas vida é que está errado.
Famílias inteiras são constantemente divididas por causa dinheiro e quando os pais morrem é que muitos intensificam suas brigas mais por causa da herança.
O amor excessivo ao dinheiro já destruiu amizades que foram construídas por anos e anos. Vou ilustrar;
João e André eram vizinhos de fazenda e grandes amigos. Um dia, João fez uma plantação de abóbora, mas como o seu terreno era inclinado, as ramagens direcionaram-se para o terreno de André, logo florescendo e gerando razoável produção.
João e André consumiam e vendiam as abóboras, aleatoriamente, sem problemas. Mas, com a entrada do dinheiro e o negócio dando bastante lucro, surgiram as desavenças, cada qual julgando-se o legítimo dono da plantação. João pelo plantio; André pela plantação estar em seu terreno.
–Ocupam minhas terras, elas são minhas – afirma André.
– Eu é que plantei, as raízes estão no meu terreno – disse João.
Como não chegaram a um acordo e não existia mais nenhuma amizade entre os dois caso foi ao juiz, que tentou apaziguá-los, propondo um acordo.
Ambos permaneceram intransigentes e não quisera acordo algum. O juiz deu ganho de causa a André.
João, irritado, arrancou todas as raízes daquela plantação…
O amor Exacerbado ao dinheiro tem arrancado as raízes da saúde de muitos que só vivem para ganhar mais e mais, arranca constantemente as raízes de relacionamentos familiares e isso não é bom.
Precisamos do dinheiro, mas, não ao ponto de vendermos nosso caráter e nosso relacionamento com nossos familiares, amigos e com Deus por causa dele.
Você tem controle sobre o dinheiro ou ele é que tem feito escravo dele?