O temor do Senhor é fonte de vida

²⁶ No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos.

²⁷ O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte. Provérbios 14:26,27

Dois versículos de provérbios 14 que muito nos ensinam e neles vamos aprender os benefícios do temor ao Senhor.

O temor dito no nosso cotidiano é quase sempre relacionado ao medo, como por exemplo, quando fazemos um exame de imagem e aparece uma mancha no pulmão ou em qualquer outro órgão de nosso corpo. Nesses casos qual é a primeira coisa que a pessoa pensa ou fala?

Meu Deus! Estou temeroso de que seja algo ruim, maligno. Depois disto o medo começa a nos congelar de dentro para fora.

Temor de perder o emprego, de sujar o nome… enfim, o temor é sinônimo de medo para os assuntos da terra, mas, quando se trata de Deus, o Senhor, é sinônimo de reverencia, respeito e amor.

E o primeiro benefício de temer a Deus é o sinal claro de confiança entre Ele e nós, e essa confiança nos garante refúgio, ou seja, proteção em tempos bons e nos ruins.

O segundo benefício é que esse temor se torna para nós fonte de vida, sim, vida longa, vida plena, vida de comunhão e intimidade com o Todo-Poderosos, e essa fonte de vida é inesgotável.

Como assim inesgotável, se morremos?

Inesgotável porque ele nos livra da morte todos os dias até aquele dia que Ele mesmo tem determinado para que partiremos para o sono do tumulo.

Por que depois deste dia, da morte física que é inevitável muitos poderão enfrentar outra morte, a da alma, a morte eterna e só Deus pode por sua misericórdia e infinita bondade nos livrar deste laço de morte terrível.

Portanto, tema ao Senhor, seja reverente a Ele, estabeleça um laço de confiança mutua e terás vida longa por sobre a terra e vencerás o terrível laço da morte.

Pedi e recebereis

24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra. João 16: 22

Jesus disse estas palavras a seus discípulos um pouco antes de sua morte de cruz e nelas ele afirma que aqueles homens até aquele presente momento nada haviam pedido para Deus em o nome Dele, mas, que em pouco tempo precisariam fazer isto.

Os discípulos não sabiam, mas, Jesus estava lhes entregando uma chave poderosa; o seu nome.

A partir da morte e ressurreição de Jesus toda pregação e milagres que os apóstolos faziam sempre usavam o nome de Jesus.

E de lá para cá nada mudou! não nada adianta usar outros nomes esperando que eles intercedam junto a Deus, isso não vai acontecer, não adianta cultuar outros nomes achando que está agradando a Deus, pelo contrário, isto traz a ira de Deus, se assim não fora não estaria nos seus mandamentos em Êxodo 20: 4-6;

Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

O que Jesus disse aos discípulos se aplica também a todos nós que somos seus seguidores, podemos e precisamos usar seu nome para ativar a chave do milagre.

Se queremos que nossas orações cheguem até o coração de Deus, precisamos usar o nome poderoso de Jesus.

Se quisermos chegar até a morada celestial precisamos pegar o único caminho que existe até lá, e esse caminho se chama Cristo Jesus, o Caminho, e a verdade e a vida, o nome que tem poder sobre todas as coisas.

Há poder no nome de Jesus, use-o!

Limpos pela palavra

.

³ Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;

João 15: 3

O evangelho de Cristo Jesus, ou seja, a palavra de Deus, tem o poder de transformar vidas, mudar histórias e a bíblia diz que ela é lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho, mas, na parábola da figueira Jesus disse está frase; “vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”.

Olha que coisa linda, além de ser a lâmpada para nossos pés e a luz para nosso caminho, ela também nos limpa e essa limpeza que Jesus disse neste versículo é aquela que nenhum produto químico pode fazer, pois, só a palavra tem poder de limpar-nos da arrogância, da maldade, do caráter dúbio e sobretudo dos pecados que mesmo não querendo cometemos.

Quando Jesus disse estas palavras não existia tanta tecnologia, as pessoas não tinham tanto acesso as sagradas escrituras como nós temos hoje. Somos privilegiados, pois, só não tem acesso a palavra hoje quem realmente a renega.

Para os que não tem muita leitura, temos as bíblias digitais em áudio, para os que não enxergam, temos as bíblias em braile, enfim, dificilmente alguém poderá dizer que não conhecer a palavra por ela ser de difícil acesso.

Logo no versículo seguinte a este, Jesus fala que depois de sermos limpos pela palavra assumimos o papel de ramos que dão frutos, mas, que para isto se concretizar precisamos estar inseridos Nele, pois, longe dele que é a Videira Verdadeira não daremos frutos e, Deus, o pai que é o agricultor nos cortará como vinicultor corta os ramos ruins de uma videira para que ela produza mais e mais frutos.

Duas importantes lições aprendemos hoje; a palavra de Deus nos limpa, nos purifica de todos pecado e de toda maldade que carregamos por causa do velho homem, e aprendemos também que longe de Jesus não daremos frutos.

Então, se sua vida está estagnada em todos as áreas, hoje é o momento certo de se aproximar de Deus através da palavra, hoje é dia de ser limpo e voltar para a Videira Verdadeira, pois, longe dela ninguém é capaz de produzir bons frutos.