
¹ Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
² Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.
Salmos 127:1,2
O Salmo 127 é tido como um dos Salmos da família, e nele, o salmista afirma que todos os nossos esforços sem Deus será em vão.
Segundo os estudiosos a tradição judaica diz que o Salmo 127 foi escrito por Davi e dedicado a seu filho Salomão, na época em que construiria o Primeiro Templo.
Note que exemplo maravilhoso, um pai ensinando seu filho a ser totalmente dependente de Deus e não só de seus esforços naturais.
Se o Senhor não estiver na edificação de uma casa, ou seja, de um lar, em vão será todo o trabalho dos pais, pois, se a nossa casa não estiver edificada sobre a rocha e se Deus não for o centro de tudo, tudo poderá ruir e tornar inútil todo nosso esforço.
De nada adiantará levantar cedo, correr o dia todo, reunir-se até tarde em intermináveis compromissos profissionais se Deus não estiver a frente do nosso trabalho, da nossa vida profissional e é, exatamente por falta da presença e a aprovação de Deus que muitos tem trocado o Pão da Vida, Cristo Jesus, por buscas obsessivas por mais e mais sucesso profissional e o resultado final quase sempre é fatídico.
A saúde vai ficando em segundo plano, o lar passa ser somente local de brigas e hospedaria, mas, o Salmista diz que aos que são de Deus, ou seja, aqueles que colocam Ele acima de tudo, estes, serão abençoados enquanto dormem.
Então, em não tenho duvidas de que este é um salmo maravilhoso e abençoado que nos ensina a não ficarmos dependentes só de nossos esforços, mas, sobretudo, e totalmente dependentes de Deus em todas as áreas de nossas vidas.
Que o Senhor edifique seu lar, que ele guarde sua cidade e que Ele em sua infinita bondade te conceda sua graça enquanto você e todos de sua casa dormem.