Pastor Júlio Falcão | O que posso aprender na oração de Ana?

Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor.
Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.
E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 1 Samuel 1:9-11

Essa é uma história amplamente divulgada e amplamente conhecida, mas, sempre o Senhor pode nos ensinar através da sua palavra e é através desta palavra que vamos juntos observar alguns princípios adotados por Ana e que podemos também adotá-los em nosso dia a dia.

O primeiro princípio que ela nos ensina é que precisamos nos levantar. Não importa o que te fez prostar ou o tamanho do tombo que levamos, precisamos levantar, erguer a cabeça, enxugar as lágrimas e ir atras de quem realmente pode nos dar esperança.

Ana vivia prostada pelas humilhações, não se alimentava bem mais e com certeza seus olhos já tinham perdido o brilho da esperança, mas, ela se levantou e foi até o tempo buscar o Deus da esperança.

Segundo princípio, ela orou a Deus, quando oramos a Deus como Ana orou, os céus se movem. Ana não orou de forma decorada ou rápida, pelo contrário, a bíblia diz que ela orava com o coração, não saia uma única palavra de sua boca, mas, seu coração transbordava na presença de Deus.

Terceiro princípio, ela fez um compromisso com Deus.

Ana almejava com toda intensidade de seu coração e de sua alma ter um filho, e ainda assim, ela fez um voto de que de Deus a abençoasse com uma criança, ela o deixaria a serviço do tempo. Note que coisa mais estranha essa aos ouvidos humanos, desejar algo e logo em seguida abrir mão daquilo!

Ana sabia que o mesmo Deus que feria aquele ventre seco gerar o pequeno Samuel poderia novamente torna-lo fecundo e assim fez Deus que deu a ela tivesse não só Samuel, mas, também vários outros filhos.

Ana estava prostada, humilhada, sem expectativa para continuar, mas, foi sabia para se levantar, orar a Deus no templo e de ser grata ao ponto de fazer um voto de devolver o filho ao serviço do reino, mostrando ao abençoador que ele é mais importante do que a benção. 

Esses três princípios que Ana tomou quando estava em um estado lastimável pode também mudar a sua vida;

Levante-se, limpe seus olhos, ore porque oração funciona e seja grato a Deus fazendo hoje mesmo um voto com ele, um compromisso seu com o Todo-Poderoso, porque fazendo isso eu não tenho duvida de que o mesmo Deus que abençoou Ana mudando sua história, também te abençoará e mudará sua vida.

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *