Moisés apascentava o rebanho de Jetro, o seu sogro, sacerdote de Midiã. E, levando o rebanho para o lado oeste do deserto, chegou a Horebe, o monte de Deus.
Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo, no meio de uma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça estava em chamas, mas não se consumia. Êxodo 3:1,2
Diante desta cena não só a história de vida de Moisés começa a ser transformada, mas, de todo o povo de Deus.
Aquele que estava ali para pastorear um rebanho que nem seu era, agora estava diante do anjo do Senhor que envolvia aquela sarça em fogo para atrair-lhe o olhar. Moisés estava recebendo ali a missão de libertar o povo de Deus da escravidão do Egito e ao receber essa noticia ele faz a seguinte pergunta a Deus;
Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? Êxodo 3:11
Quantos de nós já nos sentimos assim, incapazes para assumir um novo desafio, incapazes de resolver um problema familiar, incapazes de ocupar um cargo novo… enfim, quantas vezes olhamos para nós, para nossa origem e nos autojulgamos incapazes se esquecendo que é Deus que nos capacita quando entregamos nossas vidas nas mãos dele.
Talvez Moisés não se lembrasse, mas, Deus já tinha começado a trabalhar na história da vida dele quando ele era recém nascido e sua mãe para salvar sua vida da tirania de Faraó o colocou num cesto de junco em um dos rios mais perigosos do mundo, ali ela entregou literalmente a vida e o destino do filho nas mãos de Deus, e Deus cuidou de tudo.
A própria filha de Faraó o encontra naquele rio e pergunta se alguém ali conhecia alguma mulher que estivesse amamentando, junto aquela margem do rio estava a irmã de do pequeno Moisés que disse de pronto;
Eu conheço uma hebreia e posso ir chama-la, era a própria mãe de Moisés.
O final desta história você conhece muito bem, Moisés cresce como príncipe no Egito e de lá conduz os hebreus pelo deserto rumo á terra prometida por Deus.
Todos nós quando entregamos nossas vidas nas mãos de Deus somos habilitados por ele para enfrentarmos todo e qualquer desafio.
Não se apavore diante de algo novo, não se acovarde com os novos desafios que surgirem, não olhe para a história regressa de sua família e limite a sua, você pode é Deus que capacita.
Creia nele, creia na capacitação que vem do alto e lembre-se, sua história de vida pode influenciar outras vidas também.
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!