O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.
“Enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão”. Gênesis 8:21,22
Dias desses eu escutei alguém dizendo; Deus está castigando a terra, é por isso que está chovendo menos e os rios estão secando!
Seria esta afirmação uma verdade?
Claro que não!
Depois do grande diluvio, Noé, sua família e todos os animais que estavam com eles na arca saíram e a primeira atitude daquele chefe de família foi a de erguer um altar a Deus e lhe oferecer ali como forma de sacrifício alguns animais e aves puros.
É oportuno e importante lembrar que antes de Cristo morrer por nós na cruz do calvário se oferecia sacrífico de animais.
Deus então, sentiu o aroma daquela oferta de Noé e fez um juramento eterno, assim disse Deus; Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem…
Deus não volta atras no que prometeu, ele não quebra aliança.
Então, se Deus não está castigando a terra com pandemias, crise hídrica, fome… onde então está a resposta para tudo isso?
Basta lermos mais um pouco do versículo 21 e encontraremos a resposta;
Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. Gênesis 8:21
Aqui está a resposta; é o próprio homem que por causa de seu coração inclinado para a ganancia é que está destruindo tudo que Deus fez; rios, oceanos, matas e até a camada de ozônio.
Deus foi claro em dizer que nunca mais destruirá os seres vivos como fez com o grande diluvio, note que ele disse seres vivos e não humanos. Deus já falava de um contexto geral de vidas, talvez por saber que o próprio homem também mataria e levaria a extinção muitos animais que Ele criou.
Contudo isso, Deus ainda é misericordioso e segue com sua promessa no versículo 22;
“Enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão”.
Quando você escutar alguém dizer; Deus está punindo a terra, diga a esta pessoa o seguinte;
Pelo contrário, é exatamente por causa da misericórdia de Deus e da promessa dele que ainda estamos vivos e tendo o que comer e beber.
Façamos com Noé, sejamos gratos a Deus por todo cuidado e toda a sua misericórdia erguendo em nossos corações verdadeiros altares de adoração e gratidão a ele.
Não precisa mais sacrifício como fez Noé, pois, Cristo já se fez sacrifício vivo por todos nós. Apenas adore a Deus e seja grato por esta promessa feita após o diluvio.
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!
Amém bela reflexão Deus e soberano e detém todo poder em si.
Agora uma pergunta pastor,
“Porque Deus amaldiçoou a terra?”.
A paz do Senhor meu irmão Braz;
a Resposta para sua pergunta está em ;
Gênesis 3:17-19 ARA
E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
Deus criou a terra para o homem vivesse nela sem pecado, mas, o diabo acabou persuadindo Eva que por sua vez convenceu seu esposo Adão, porém, um pouco mais adiante em Gênesis logo após o diluvio Deus faz um pacto, ou seja, uma aliança com Noé e com todos nós, observe;
11 E eu convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda carne pelas águas do dilúvio e que não haverá mais dilúvio para destruir a terra. 12 E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós e entre toda alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. 13 O meu arco tenho posto na nuvem; este será por sinal do concerto entre mim e a terra.
Espero ter te ajudado meu irmão
Entendo que a terra não deixou de estar amaldiçoada, segundo vemos na fala de Deus com Adão, o que Deus Deus disse a Noé é qu3 ELE nao mais condenaria a terra por águas de um dilúvio.
Romanos 8 diz que a criação geme e acredito ser pelo motivo da maldição após a Queda mas esse gemido será atendito com a Gloriosa volta de Jesus.