Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem. Hebreus 13:9
O autor da carta ao Hebreus chamou a atenção para um tema que ainda é muito atual, os “ensinos estranhos”.
E o que seria os tais “ensinos estranhos”?
São doutrinas humanas, ensinamentos que não são extraídos da bíblia ou que usaram trechos das sagradas escrituras totalmente fora do contexto para fundamentarem suas teses humanas e geralmente em interesse próprio.
São alimentos podres que adoecerão a alma de quem os ingere, os quais diz bíblia, não tem valor.
O autor diz que é bom que nosso coração fortalecido pela graça, e aqui é bom salientar que quando a bíblia fala de coração ela está falando da nossa alma, ou seja, assim como o coração físico precisa de sangue para exercer sua funcionalidade, nossa alma precisa da graça para seguirmos no firme propósito de irmos morar no céu.
Essa graça que nos fortalece vem de Cristo Jesus, foi por ele que tivemos acesso a ela, aliás, Cristo é a própria graça.
Ele é aquele que mata nossa fome porque é o Pão Vivo que desceu do céu.
Ele é aquele que mata nossa cede porque é o Rio de Águas Vivas.
Tome muito cuidado com que tipo de alimento que você fornece a sua alma, ela pode está sendo nutrido por alimentos cerimoniais, frase de autoestima, doutrinas humanas e não pela graça de Deus que é Cristo Jesus e seu evangelho simples e verdadeiro.
Eu fico até envergonhado que algumas coisas vejo em redes sociais, doutrinas que não condiz com os evangelhos e rituais que Deus não aprova.
Gritos, histeria, pulos e danças estravagantes nem sempre quer dizer visitação do Espírito Santo de Deus, avivamento não é nada disso, avivamento é arrependimento e uma vida de retidão com Cristo.
Como essa carta aos Hebreus parece que foi escrita para os nossos dias, quanta confusão teológica muitos estão vivendo, quantos cegos estão guiando os outros cegos espiritualmente!
Há só um evangelho que é simples e que leva ao céu, o evangelho de Cristo.
Há só uma graça, favor imerecido, a graça de Deus e sem ela não conquistaremos nosso maior prêmio.
Muitos são os ensinamentos dos últimos dias, mas, será que todos eles realmente estão fortalecendo nosso coração pela graça?
Assim como você examina um alimento antes de o comprar no mercado, analise biblicamente os alimentos que muitos vem fornecendo nos últimos tempos, sobretudo, nas redes sociais.
Não alimente sua alma com algo sem nenhum valor nutritivo espiritualmente.
Alimente-se do evangelho de Cristo e de sua graça maravilhosa, não abra mão disso.
E toda vez que ficar em dúvida sobre um ensinamento bíblico, recorra a fonte, abra sua bíblia e examine se aquilo que está sendo ensinado condiz com o texto das sagradas escrituras, aliás, exame também o que estou lhe dizendo.
Paulo classificou as pessoas que recorrem a bíblia para examinar nelas se o ensinamento está correto como pessoas nobres, assim ele disse em Atos 17:11;
Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Atos 17:11
Seja nobre aos olhos de Deus e seja cauteloso com os falsos profetas que vivem de fabricar falsos alimentos que nada contribuem para sua alma, servindo somente de pirotecnia e espetáculos cerimoniais sem nenhum valor.
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!