Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair. Salmos 55:22
A palavra preocupação vem do latim; preoccupatio-onis e o dicionário brasileiro diz que seu significado é;
Perda do sossego, causada pelo sentimento de responsabilidade em relação a alguma coisa; cuidado: preocupação com o filho.
Ideia fixa, permanente, dominante e antecipada que perturba o pensamento; obsessão: preocupação com o peso.
Sentimento de apreensão, de inquietação; sensação de medo.
Em outras palavras, nada mais é do que sofrer antecipadamente por algo que ainda não aconteceu ou que nem se sabe se irá acontecer, é ocupar a mente com algo que está mais no imaginário do que no cenário real. O fato é, que todos nós passamos pelos mais diversos motivos que nos levam as preocupações.
Quando nasce um filho, ficamos preocupados em como honraremos as contas medicas, a farmácia… e quando ele vai crescendo, crescem também as preocupações com o início da vida escolar, depois vem o vestibular para faculdade e depois da faculdade a vida profissional, enfim, sempre alguma coisa vai vir a nossa mente trazendo insegurança quanto a solução de determinada situação ou o fracasso dela.
E se não houver um controle e uma confiança verdadeira em Deus, essa preocupação excessiva leva a ansiedade e ansiedade transforma pessoas outrora vitoriosas e verdadeiros fracassados.
O salmista está nos dando uma preciosa dica; entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá.
O ser humano na maioria das vezes não consegue enxergar uma conquista futura, pois, teimam em olhar para as circunstâncias que o cercam, mas, por outro lado tem muita facilidade para enxergar no futuro sua derrota e as preocupaçãos podem leva-lo a esse estagio catastrófico.
É preciso enxergar em Deus a sustentação de todas as nossas preocupações. É preciso entregar a ele o vicio de um membro da família, um cônjuge problemático, a vida profissional, sentimental ou qualquer que seja a preocupação e descansar na confiança Daquele que tem todo poder.
É preciso ser justo também, ou seja, puro diante de Deus para alcançarmos o seu favor.
Não adianta o bandido que passou o dia preocupado se o assalto dará certou ou não querer lançar essa preocupação ao Senhor, pois, Ele não o ajudará para que seu roubo seja um sucesso, aliás, Deus o ajudará sim, de outra forma, se ele se arrepender de seus maus caminhos e se voltar para o Senhor, tornando-se justo aos seus olhos.
Se qual for o motivo que tem trazido preocupação para sua mente, não sofra antecipadamente, confie em Deus e entregue tudo nas mãos poderosas Dele.
Lembre-se, Deus jamais permitirá que o justo venha a cair.
Que Deus traga alivio para sua alma e paz para sua vida.
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!