E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse: Certamente, está perante o Senhor o seu ungido.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
1 Samuel 16:6,7
Hoje eu quero falar com você sobre como os olhos humanos são facilmente enganados, como que as pessoas julgam as outras pelo porte físico ou vestimentas.
Este foi o caso de Samuel, que estava na casa de Jessé para ungir um novo rei, segundo o Senhor lhe havia ordenado, porém, ao ver Eliabe, um moço provavelmente de porte físico avantajado, achou se tratar do escolhido de Deus para reinar sobre aquele povo.
Samuel deixou seus olhos guiar sua decisão e Deus teve que intervir antes que ele deitasse azeita na cabeça errada.
Agora imagine a imensidão de homens que se dizem ungidos de Deus e que receberão tal unção meramente por aparência ou baseada em seu status social?
Quantos casamentos são frustrados porque um dos cônjuges fez escolhas pautadas na aparência?
Quantas pessoas que você olhando para elas, so enxerga bondade, mas, que depois descobre que são verdadeiros tiranos dentro de casa?
Quantas pessoas que se dizem cristãs, vivem nas igrejas, mas, que levam uma vida oculta de adultério, drogas… Na igreja tem cara de santo e quem sabe até faz parte da liderança, mas, vive uma vida dupla?
Deus não se deixa enganar pela a aparência humana, pois, foi ele que nos projetou e nos deu vida.
Tem gente que parece, mas, não é. Exatamente por isso que devemos fazer nossas escolhas regidas pelo Espírito Santo.
Ate na prisão de Jesus no Monte das Oliveiras tinha alguém que parecia um de seus discípulos, mas não era.
Isso aconteceu em Mateus 14: 51-52;
“E certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol fugiu nu” Mc 14: 51-52.
É sempre assim, as mascaras uma hora tem que cair, no caso deste jovem foi o lençol que ficou para trás.
Escândalos e mais escândalos tem acontecido nos ultimos tempos, homens que aparentemente se apresentavam como pessoas idôneas viraram noticia em casos de corrupção.
Lideres religiosos cada vez mais aparecem envolvidos em escândalos de corrupção e de desvio de caráter. É preciso tomar cuidado com o modo em que analisamos as pessoas, vestes bonitas, falas eloquentes, nem sempre são sinônimos de boa índole, fique atentos nos últimos dias.
Peças ao Espírito Santo que te mostre o que precisa ser revelado, pois, o homem engana o homem, mas, ele não tem o poder de enganar a Deus.
Que Deus nos livres dos homens falsos e dos falsos profetas.