E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Mateus 24:6-8
Os discípulos de Jesus tiveram a honra de ouvir estes sinais que precederiam a volta dele, antes mesmo de sua morte de cruz.
O Filho de Deus já sabia que passaria passar por todo o sofrimento da cruz e sobretudo, da ingratidão da humanidade, e nesse caminhar de esperança e dor, esperança, porque com sua morte ele abriu caminho para a salvação de uma humanidade corrompida e dor, por que, mesmo em meio à multidão carregando aquela cruz ele se sentiu só e abandonado até mesmo por aqueles que ele investiu seu amor e ensinamento.
Mesmo sabendo que passaria por tudo aquilo, ele continuou pregando a salvação e mostrando aos seus discípulos que um dia todo olho verá a sua volta. Com isso, ele começa a dar vários sinais que precederiam sua segunda vinda e entre eles eu separei estes dos versículos 6 ao 8.
Vivemos claramente esse tempo de guerras, não só na Europa, mas, em nosso país também com a guerra urbana, facções contra facções, a guerra cibernética, dados sendo roubados pela internet constantemente… vivemos tempos de guerras e seus rumores.
Há claramente um movimento entre grandes nações entorno da criação de um único governo mundial, isso é notório. Com isso nações estão se levantando uma contra a outra.
Aqui o Messias fala também de terremotos, terremotos estes que eram raros nos Brasil e que tem se tornado cada vez mais frequentes, fevereiro deste ano Bahia, Ceará e Minas Gerais sentiram o chão tremer.
Fala também de pestes, aqui, não preciso falar muitos, covid devastou vidas, destruiu economias e agora vivemos epidemia de dengue em todo o país.
Jesus pontuou estes sinais e disse;
Olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Disse que tudo isso é o princípio das dores, ou seja, muita coisa deve acontecer ainda e é, por isso que ele disse no versículo 12 que se multiplicaria a iniquidade e que o amor de muitos se esfriaria, porém, a esperança está no versículo final deste capitulo, versículo 13;
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 24:13
Quem crer em Jesus não se assusta com tudo que está acontecendo e com aquilo que ainda vai acontecer, quem é cristão de fato não tem medo destas coisas, pois, sua esperança não está nesta terra ou muito menos em governos mundiais, sua esperança está em Cristo Jesus e numa nova vida no reino do céu.
Não se assuste com o que o mundo está vivendo hoje, apenas, vigie e confie em Cristo que breve voltará.