Pastor Júlio Falcão – Quando os problemas chegam de uma vez só

A vinha está seca, e a figueira murchou; a romãzeira, a palmeira e a macieira, todas as árvores do campo secaram. Secou-se, mais ainda, a alegria dos homens. Joel 1:12

Quem nunca viveu fase semelhante a esta descrita pelo profeta Joel? Dias terríveis em que os problemas parecem intermináveis.

Quando se tem um único problema para enfrentar, todas as nossas forças se concentram nele e com a ajuda de Deus logo o superamos, mas, quando são vários ao mesmo tempo, o que devemos fazer?

Com tantos problemas é impossível humanamente se alegrar, mas, o profeta nos ensina com sua situação que ainda que os problemas nos abalem emocionalmente, que a tristeza bata em nossa porta, nunca podemos desistir de clamar.

Nos versículos 19-20 ele diz que até os animais estavam clamando por causa da escassez;

A ti, Senhor, eu clamo, pois o fogo devorou as pastagens e as chamas consumiram todas as árvores do campo.
Até os animais do campo clamam a ti, pois os canais de água se secaram e o fogo devorou as pastagens. Joel 1:19,20

Tem momentos em nossas vidas que parece que passou um fogo e devorou tudo; saúde, alegria, finanças, esperança… mas, não podemos nos deixar abater e nunca desistir de clamar a Deus por tempos melhores.

Existem momentos ruins, mas, também existem os bons como já dizia salamão em Eclesiastes 3: 4;

tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, Eclesiastes 3:4

Chegará o tempo de sorriso e da colheita se não desistirmos de clamar por aquele que tem todo poder e está à disposição para nos socorrer em tempo oportuno.

No tempo de Joel secou-se a vinha, a figueira, a romãzeira e todas as árvores, os rios também estavam secos, mas, sua fé em Deus não secou.

Eu finalizo com os versículos 21 ao 25 do capítulo 2 de Joel para renovar sua esperança no Deus que atendo nosso clamor, assim ele disse;

Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o Senhor fez grandes coisas.
Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.
E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite.
E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.

Joel 2:21-25

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *