“Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal”. – Provérbios 4:25-27
Estes são conselhos de homem tido na bíblia como o ser humano mais sábio que já existiu, Salomão é o seu nome, e aqui ele nos mostra como devemos caminhar nesta vida, sempre olhando para frente, para nossos alvos.
Seja qual for a área de nossas vidas se começarmos a olhar para a direita ou para esquerda, ou seja, se começarmos a focar nos problemas e atrativos que tentaram desviar nosso olhar da nossa meta, com certeza, vamos cair no grande buraco da derrota, aliás, com a história de dois amigos de um rei eu vou te mostrar o quão importante é não olhar para os lados;
Um rei tinha dois amigos que foram julgados e sentenciados à morte por serem, supostamente, culpados por um grave crime que comoveu todo o reino.
Embora o rei gostasse deles e duvidava da lisura do julgamento e do depoimento das “testemunhas”, não lhes concedeu perdão por medo da péssima repercussão e do desgaste político que isso poderia lhe causar.
Mas, como era costume naquela terra, deu-lhes uma possibilidade de salvação.
Ordenou que uma corda fosse esticada sobre um buraco profundo e que cada um caminhasse sobre ela, com o apoio de uma vara bem comprida. Quem conseguisse chegar ao outro lado, seria perdoado e estaria livre.
A multidão juntou-se ao lado do poço, uns gritando palavras de apoio e incentivo, outros gritando palavras de ódio e morte.
O primeiro homem, apesar dos vários sustos e balanços, conseguiu atravessar com segurança e voltou correndo ao ponto de partida, para dar apoio ao seu amigo, o segundo homem, que lhe perguntou:
– Amigo, diga-me como conseguiu.
– Nem eu sei, amigo, tudo que fiz foi isso olhar sempre para a frente e quando me via pendendo para um lado, inclinava-me para o outro lado.
Assim é a nossa vida, nossa caminhada em qualquer que seja a área, se não mantivermos nosso foco desistiremos, cairemos e não cruzaremos de um ponto para outro.
Salomão brilhantemente finalizou o versículo 27 comuma importante advertência; retire seu pé do mal.
Nesse caminhar tanto na nossa vida terrena como também na nossa vida espiritual, muitas serão as oportunidades para que nossos pés fiquem atolados no lamaçal do mal, do pecado…
Mantenhamos nossos olhos fixos em nossos alvos aqui na terra e sobretudo, que eles não se desviem do nosso principal alvo que é Cristo Jesus, o único que nos garantirá vida eterna.
Que Deus guie seus olhos e firme seus passos.