Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações.
Provérbios 21:2
Você já percebeu o quanto é difícil mudar uma opinião ou decisão já formada por uma pessoa? Nem os mais sábios argumentos conseguem mudar algumas visões.
Observe a análise de Salomão neste versículo e ai você entenderá o porquê é tão difícil esta tarefa. Ele diz que todo caminho é reto aos olhos do homem, e aqui está o segredo, os olhos.
Nossos olhos sempre vão nos conduzir pela aparência, por algo mais atrativo e isso nem sempre é o melhor para nós.
Quando Abraão separa de seu sobrinho Ló e dá a oportunidade para ele escolher a região onde moraria, vemos claramente o trágico resultado das escolhas de Ló, pois, as campinas verdes do Jordão encheram seus olhos e o conduziu com sua família até Sodoma, onde tempos mais tarde foi destruída e sua em parte separada.
Quando todos desciam para o Egito por causa da fome em Gerar achando ser aquele o melhor caminho, Isaque deixou Deus sondar seu coração e o ouviu dizer; Fica aqui nesta terra sedenta que aos olhos humanos nada vale, plante nela e colherá cem vezes o que plantou. Isaque obedeceu e prosperou ainda mais.
Toda escolha deve ser primeiro colocada na presença de Deus para que Ele nos oriente da melhor forma, pois, nossos olhos sempre nos conduzirão para o mais fácil e o mais atrativo, e quase sempre essas escolha nos custam caro demais lá na frente.
Mais uma vez eu repito, toda e qualquer decisão ou escolha é preciso ser direcionada por Deus.
Que o Todo-Poderoso e seu Espírito Santo que te conduza em todos os teus caminhos.