Pastor Júlio Falcão – Sejamos mais prudentes

O prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura.

Provérbios 13.16

A pessoa que age com prudência geralmente é tida como alguém que tem medo e não gosta de arriscar, mas, a prudência não é sinônima de medo, mas, sim uma virtude que fazer o individuo evitar erros, procurando sempre o caminho da cautela, da sensatez e da paciência.

Aquele que não age prudentemente na compra de um imóvel, sem antes ler atentamente as entrelinhas do contrato acaba descobrindo tempos depois que por não ter tido a devida prudência e paciência acabou comprando gato por lebre.

No ague de uma discussão se não agirmos prudentemente e com muita cautela, poderemos ferir com palavras e a ferida provocada por palavras costumam ser de difícil cicatrização.

Então, como faço para cultivar essa virtude chamada prudência?

Muita oração e, sobretudo, permitir que Deus mude seu coração, seu caráter.

Quando deixamos Deus com seu Espírito Santo nos guiar, com toda certeza a chance de erramos é zero, pois, Deus não erra, ele não age imprudentemente.

A grande arma do inimigo para fazer com que o ser humano aja imprudentemente é o próprio ser humano através da sua impulsividade, por isso que nossa oração tem que ser para que Deus nos agracie com Seu Espírito nos dando domínio próprio e com ele a prudência necessária para vencermos toda e qualquer situação.

Como o ser humano tem precisado de prudência, como nós os cristãos estamos precisando cada dia mais desta virtude.

Que Deus te encha de prudência e que todas suas decisões não sejam tomadas no calor do momento e sim, direcionadas prudentemente pelo Espírito Santo de Deus.

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *