1 João 4:12
Ninguém jamais viu a Deus; se nós amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
Por 308 vezes a palavra amor aparece na bíblia, e um dos versículos mais fortes em que esta palavra aparece é no evangelho de João 3: 16;
¹⁶ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Paulo disse em sua carta aos Coríntios que sem amor nada seriamos… Ainda que a bíblia direcione o amor como a solução da maioria dos problemas humanitários, parece-me o que ser humano ainda não conseguiu entender.
As crueldades e as atrocidades aumentam a cada dia no meio da sociedade, e essa falta de amor está nos corações dos seres humanos desde os mais novos até os mais velhos, parece-me que nem mesmo tempo é capaz de ensinar alguns a amar seu próximo.
Vou exemplificar com a história de um cão de uma família;
Um experiente veterinário foi chamado para examinar um cão de 13 anos de idade chamado Batuta. A família esperava por um milagre.
Ele examinou Batuta e descobriu que ele estava morrendo de câncer e que nada mais poderia ser feito…
Batuta foi cercado pela família. O menino, Pedro, parecia tão calmo, acariciando o cão pela última vez, que era de se perguntar se ele entendia o que estava acontecendo. Em poucos minutos, Batuta caiu pacificamente dormindo para nunca mais acordar.
O garotinho parecia aceitar sem dificuldade. A mãe do garoto então, perguntou; – Por que a vida dos cães é mais curta do que a dos seres humanos?
O menino Pedro disse: “Eu sei por quê mamãe!”
A explicação do menino pode mudar a nossa maneira de ver a vida, disse aquela mãe.
Ele disse: – “A gente vem ao mundo para aprender a viver uma boa vida, como amar aos outros o tempo todo e ser boa pessoa, né”?
Como os cães já nascem sabendo fazer tudo isso, distribuem amor mesmo as vezes apanhando de seus donos, eles não têm que viver por tanto tempo como nós, porque já sabem o que é o amor.” Entendeu?
Augusto Cury no seu livro “Autocontrole” diz que precisamos conversar com nós mesmo, colocar nosso EU numa mesa redando e debater com nossos traumas, pontos de vista e que se fizermos isto sermos pessoas melhores. Ele cita nesta mesma obra literária que se o os homens-bombas do oriente-médio fizessem essa autoleitura das suas convicções, amariam mais e não explodiram seus corpos e os corpos de pessoas inocentes.
Que o amor de Cristo inunde seu coração ao ponto de mudar seu caráter e sua historia!