³⁹ Estendeu uma nuvem por coberta, e um fogo para iluminar de noite.
⁴⁰ Oraram, e ele fez vir codornizes, e os fartou de pão do céu.
⁴¹ Abriu a penha, e dela correram águas; correram pelos lugares secos, como um rio.
Salmos 105:39-41
O salmista traz à memória os grandes feitos de Deus quando retirou seu povo da escravidão do Egito. E nestes três versículos podemos observar todo o cuidado de Deus para com seu povo, mesmo como este povo constantemente tomando decisões erradas e até mesmo murmurando.
No versículo 39 o salmista diz que Deus deu para seu povo dois elementos de suma importância para quem está atravessando um deserto;
Primeiro, foi a nuvem que servir de coberta, não para espantar o frio e sim para trazer refrigério, aliviar os efeitos nocivos dos intensos raios solares refletidos na areia escaldante. Com isso o povo caminhava nos momentos de maiores intensidades solares e não sentia o calor e seus danos colaterais porque Deus trouxe sobra sobre eles com uma grande nuvem.
Segundo, foi uma coluna de fogo que servia para guia-los e aquece-los durante a noite escura e fria de deserto.
O versículo 40 mostra o resultado da oração de um povo ao Deus que fez todas as coisas, quando eles sentiram fome, oraram e o Senhor enviou codornizes para se fartarem de carne, quando já não queriam mais carne, Deus enviou o pão do céu que é o maná.
O versículo 41 mostra esse mesmo povo sentindo cede e mais uma vez Deus supriu suas necessidades fazendo jorrar água da rocha com tanta abundancia ao ponto de correr na sequidão do deserto como um rio.
Todos estes pontos levantados pelo salmista me arremete a um único caminho, Jesus.
Ele é a nossa sombra, a sombra do Onipotente.
Ele é aquele que veio para lançar o Fogo do Espírito Santo sobre os que creem e são batizados como nos mostra Lucas 12: 49-50;
“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!” (Lucas 12,49-50).
Ele é aquele que todo o que pedir fé dele receberá como Mateus 7:7,8;
⁷ “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.
⁸ Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
Ele é a fonte de Água Viva que mata a cede de todos aqueles que o buscam, como mostra João 7:37,38;
³⁷ E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
³⁸ Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
Então, com tudo isto você precisam entender algo muito importante; o melhor de Deus não está por vir, Ele já veio e está em nossas vidas, Cristo Jesus é o melhor de Deus para nós. Tudo que vir após Ele nunca será melhor para nossa alma.
Obrigado Jesus, obrigado meu Deus!