¹⁰ E aconteceu que falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela,
¹¹ Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;
¹² E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.
Gênesis 39:10-12
Está é parte da história de José que havia sido levado cativo ao Egito e ali estava como homem de confiança de Potifar, comandante da guarda de Faraó.
José foi levado para lá cativo para que se cumprissem os sonhos de Deus na vida dele, ele sonhou e teve a certeza de que aquele sonho se concretizaria, seria governador do Egito.
Só que nesse caminho para que os planos de Deus se cumprissem a fé dele foi testada em todos os níveis possíveis. José teve problemas familiares, foi humilhado, preso e por fim tentado nesta passagem que li.
José era moço naquela ocasião, os hormônios estavam a flor da pele, porém ele conseguiu resistir por todos os dias que a mulher de Potifar o tentou seduzir.
Se voltarmos ao versículo 8 vamos ver José dando a primeira justificativa para não ficar com aquela mulher que certamente era bem vestida e atraente, porque ela era casada com aquele que depositava nele toda confiança e ele estaria quebrando um dos mandamentos que é; Não cobice a mulher do seu próximo…
Ele se colocou no lugar do marido dela, imagina como era a vida espiritual desde moço, era afinado com Deus e com suas leis e sabia que se cedesse aos desejos daquela mulher estaria ferindo e traindo a confiança do marido dela que era também chefe dele e principalmente pecando contra Deus como mostra o final do versículo 9; ⁹ como, pois, faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?
Famílias inteiras são destruídas por causa de aventuras amorosas, por causa de alguns minutos de prazeres muitos viverão por vários anos distantes dos filhos e tudo que foi adquirido precisará ser divido.
Muitos dizem que não conseguiram resistir a tentação, mas, veja o que a bíblia diz sobre isto em 1 Coríntios 10:13;
¹³ Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.
José colocou em pratica exatamente o que disse Paulo aos Coríntios, quando percebe que aquela mulher tinha rompido os limites do assédio verbal para a consumação dos fatos ele correu deixando até as vestes para trás.
É melhor correr e ser chamado de frouxo ou fora dos padrões da modernidade do que viver a maldição de ter um lar totalmente em ruínas.
Não brinque com o pecado, pois, ele no primeiro momento é sempre atrativo, mas, logo depois mostra a sua face.
Que essa atitude de José seja motivo de inspiração para muitos!