⁴ Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Salmos 23:4
Muitas pessoas ao passarem por fases difíceis na vida como um problema de saúde, financeiro ou até mesmo familiar costumam dizer a seguinte frase; “Estou passando por um vale”.
E vales são lugares geralmente estreitos entre duas montanhas ou até mesmo pequenos montes que geralmente quem por ele passa não consegue sair para as laterais, ou seja, existem duas opções; retornar ou seguir adiante. E as vezes a luta é tão grande que seguir adiante não parece mais ser opção e nessa hora muitos achamos que aquele vale é o resultado final de suas vidas, um lugar infrutífero, seco que mata sonhos, um lugar solitário.
Ao observarmos o versículo 4, podemos ver Davi confiando em Deus mesmo ao passar por estes vales.
Quando eu visitei Israel em 2019, o guia nos mostrou um desses vales descritos por Davi e que até nos dias atuais existem resto arqueológicos dos apriscos que os pastores usavam para abrigarem suas ovelhas e nesse vales ele nos mostrou buracos tão profundo que mais pareciam uma sombra no meio das pedras pelas quais as ovelhas e pastores passavam.
Davi está valando aqui neste versículo; Deus não me livra só dos vales, mas, ele me faz passar por ele sem tropeçar e cair no abismo profundo.
Precisamos entender que vales não são somente lugres de sofrimento, pelo contrário, vales podem ser lugares de oportunidades, lugar de exercitar a fé.
Foi num vale de terras secas que Isaque reescavou os poços que já falecido pai havia cavado no passado e achou neles águas como nos mostra Gênesis 26: 18-19 ;
¹⁸ E tornou Isaque, e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão, seu pai, e que os filisteus taparam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai.
¹⁹ Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale e acharam ali um poço de águas vivas. Gênesis 26:18,19
Foi em outro vale, Vale de Escol, que Josué pode ver o quão maravilhoso é o Deus que promete e cumpre. Quando Josué chegou àquele vale pode ver com seus próprios olhos as riquezas da terra da promessa, bem como todos os desafios que tinham pela frente. A terra era tão boa que eles fizeram questão de levar de volta um de seus frutos como mostra números 13:23;
²³ Depois, vieram até ao vale de Escol e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens sobre uma verga, como também romãs e figos. Números 13:23
Vale também é lugar de vencer gigantes, pois, foi no Vale dos Carvalhos que Davi viu todo o exército de Saul amedrontado em fileiras por causa das afronta de um único homem, um gigante chamado Golias. Deixando para trás o medo e os medrosos Davi com uma pedra daquele vale derrubou aquele gigante e com a espada de Golias que provocava tanto medo no exército ele o cortou a cabeça.
Em tudo que foi dito eu aprendo que Vales são lugares de total dependência de Deus, de exercitar a fé e tirar dali um novo tempo.
Que Deus esteja com você ao passar pelos vales da vida e que você entenda que não é o fim e sim, a oportunidade de deixar Deus te conduzir.