2 Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. Hebreus 4: 2;
É preciso voltar ao capitulo 3 para entender de quem o desconhecido autor da carta aos Hebreus estava falando, quem era esse povo que não aproveitou a pregação?
Eram os judeus que Moisés, enviado e capacitado por Deus trouxe a liberdade para eles, daquela escravidão do Egito.
Hebreus contém 13 capítulos recheados de grandes ensinamentos, nesta carta vamos ver que os judeus estavam retornando para judaísmo devido as perseguições que sofriam como cristãos e o autor incentivando-os a se manterem firmes na fé e em nada duvidando como duvidaram como muitos dos seus antepassados e ficaram no deserto.
Aquele povo viva uma fase nova em suas vidas, pois, a maioria nasceu no cativeiro, ou seja, já estavam adaptados aquela vida.
Era um misto de alegria por poder retornarem para sua terra natal, mas, também era um desafio que não haviam experimentado.
Eram escravos, mas, tinham moradias, comida, agua para se refrescarem e cobertores para se aquecerem e com Moisés no deserto tinham que depender totalmente de Deus e muitos começaram a duvidar e ter saudades do Egito.
Moisés pregava sobre Deus e sobre um lugar de repouso para o qual estavam caminho e que o Todo-Poderoso havia prometido e muitos não acreditavam mais com o passar dos anos.
O autor aos Hebreus, no versículo que eu estou meditando hoje, disse que a mesma palavra que foi pregada para os que entraram na terra da promessa e também pregada para os que não creram e ficaram mortos no deserto.
E porque isso aconteceu, talvez você esteja questionando?
A resposta está no versículo de hoje!
Ao ouvirmos a palavra de Deus é de fundamental importância que a misturemos com a nossa fé.
Em outras palavras aquele povo que ficou para trás, ouvia o que Moises dizia, mas, seus olhos estavam só nos obstáculos daquela caminhada e seus coração ainda permaneciam no Egito.
Ouvia a mesma coisa, mas, não tinham fé para misturar às pregações de Moisés.
Isso também acontece na nossa geração, por causa das lutas, dores e até mesmo perseguições muitos tem perdido a capacidade de misturar a fé com a palavra e vivem como expectadores nos teatros ou cinemas, apenas ouvem a palavra e vão embora vazios.
Suas mentes ainda estão presas a escravidão, sentem saudade do que antes tinham.
É tempo de usufruir desta receita que pode trazer o repouso terreno e o eterno, a mistura de dois ingredientes para atingir o sobrenatural de Deus; A PALAVRA E A FÉ.
Mantenhamos estes dois precisos ingredientes em nossos corações para não ficarmos para trás como aquele povo ficou no deserto.
Que Deus aumente nossa fé e nos envolva com a sua palavra.