PASTOR JÚLIO FALCÃO – OUÇA DEUS EM SILÊNCIO!

E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. Neemias 1:4

Neemias nos dá uma verdadeira lição de como proceder quando recebemos uma notícia ruim.

Ele estava distante de Jerusalém cerca de 1.800 km, seu irmão lhe traz notícias terríveis acerca de seu país e ao receber tais notícias ele toma a primeira atitude que eu quero destacar, ele senta.

Se ao receber aquela noticia Neemias tomasse decisões impulsivamente, certamente não teria tomado as melhores decisões, então, ele tratou de colocar a mente para acalmar.

A segunda atitude foi a de chorar, a psiquiatria diz que o choro alivia a dor e traz bem estar e não é feio homem chorar, Jesus também chorou em João 11:35;

Jesus chorou. João 11:35

Outra atitude foi o de lamentar; isso fala de sentimento de amor ao próximo. Neemias por alguns dias ficou lamentando o sofrimento de sua nação. Nós também estamos vivendo dias assim, onde nossa nação está vivendo dias de luto e de incertezas econômicas e políticas, e lamentamos por tudo isso.

Nesse período Neemias busca o Jejum; essa é outra atitude que o próprio Jesus disse que teríamos que fazer depois de sua partida, assim ele disse em Lucas 5:35;

35Contudo, dias virão, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, verdadeiramente, jejuarão”. (Lucas 5:35)

E a mais bela atitude de Neemias foi saber a quem recorrer em oração, ele não recorreu a homens e muito menos a deus feitos por mãos humanas, Neemias orou perante o Deus dos céus.

Ele orou com sinceridade e com a certeza de que seria atendido e foi.

Quando acalmamos nossos pensamentos, conseguimos ouvir o que os outros não escutam.

Vou ilustrar com uma pequena história;

Um fazendeiro que descobriu que tinha perdido o relógio no celeiro. O relógio não era um objeto qualquer; ele tinha um valor sentimental.

Após buscar por todas as partes entre o feno, ele desistiu e recorreu à ajuda de um grupo de crianças que estava brincando do lado de fora do celeiro.

Ele prometeu a elas que a pessoa que encontrasse o seu relógio seria recompensada.

Ao ouvir isso, as crianças correram para dentro do celeiro e entraram no meio de toda a pilha de feno, mas ainda assim não conseguiram encontrar o relógio.

Quando o fazendeiro estava prestes a desistir, um menino aproximou-se dele e pediu mais uma chance.

Então, o fazendeiro mandou o menino de volta ao celeiro. Depois de um tempo, o menino saiu com o relógio em sua mão!

O fazendeiro ficou feliz e surpreso ao mesmo tempo, e então ele perguntou ao menino como ele havia conseguido encontrar já que ele próprio e todos os outros meninos não conseguiram.

O menino respondeu: “Eu não fiz nada a não ser ficar sentado no chão escutando.

No silêncio, eu escutei o tique-taque do relógio e apenas olhei para a direção certa.”

(autor desconhecido)

Que você possa colocar as atitudes de Neemias em pratica para superar suas dores, conflitos, problemas ou até mesmo o luto.

Lembre-se, antes de tomar decisões; sente-se, acalme sua emoções, se for preciso deixe as lagrimas caírem e, entre em jejum e oração, pois, procedendo assim você sairá vitorioso como Neemias foi.

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *