7 E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.
8 O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes. Deuteronômio 31: 7-8
A vida é cheia de reviravoltas, de repente num piscar de olhos tudo pode mudar. a vida de Josué está tranquila até certo ponto como ajudante de Moisés, e então, o seu mestre lhe promove de ajudante a líder de todo aquele povo, e assim é a vida, navegamos nos mais diversos mares e vamos seguindo no barco chamado vida. Nesses mares da vida encontramos dias bons e dias ruins.
Nas duas fases, a de mar tranquilo e a de mar turbulento precisamos confiar e deixar o leme de nossas vidas nas mãos do piloto que nunca erra e nunca naufraga, e esse Piloto se chama Todo-Poderoso Deus.
Os cruzeiros marítimos procuram sempre rotas náuticas de maior calmaria para que seus clientes aproveitem bem as belas paisagem sem se preocuparem com quem está no comando daquela embarcação luxuosa, mas, no mar da vida não é assim. As vezes vamos passar pelos mares revoltos dos mais diversos problemas é de fundamental importância que nessas horas confiemos no Piloto de nosso barco.
Vou ilustrar;
Uma forte tempestade no mar deixou todos os passageiros de um navio apreensivos. As ondas impetuosas batiam com força contra o barco e se espraiavam pelo convés, gerando um clima de medo e incerteza.
Em meio a esse cenário, um dos passageiros decidiu subir ao tombadilho e ir até a cabine do piloto, que seguia confiante no leme, cumprindo seu dever.
Ao se deparar com o rosto confiante do piloto, o passageiro sentiu um pouco de alívio. O piloto percebeu o terror estampado no rosto do passageiro e sorriu para ele, em sinal de confiança.
O passageiro, então, retornou ao salão para confortar os demais, dizendo:
“Eu vi o rosto do piloto, ele estava sorrindo. Vai ficar tudo bem!”. Autora; Dorothy M. Wise (Rodésia do Sul)
Em situações adversas, como uma tempestade em alto mar, a confiança e a tranquilidade do piloto podem ser fundamentais para acalmar os passageiros e trazer uma sensação de segurança. Ter confiança em quem está no comando pode fazer toda a diferença em momentos de crise.
No nosso momentâneo desespero por medo de perder o controle e naufragar nossa vida, devemos trazer rapidamente à memória que Deus está lá no alto sorrindo e controlando tudo para que novamente naveguemos em aguas tranquilas.
Acalmemos nossos corações, Deus está no controle!