Uma jumenta e um jumentinho

Ide à aldeia que está defronte de vós e logo encontrareis uma jumenta presa e um jumentinho com ela; desprendei-a e trazei-mos.E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor precisa deles; e logo os enviará. Mateus 21: 2-3

Você já parou para imaginar como aconteceu está cena?

Jesus passou uma missão a dois de seus discípulos, esta missão era ir a aldeia que estava próxima à eles e encontrar uma jumenta presa e que junto dela estaria sua cria, um jumentinho que homem nenhum havia montando ainda.

Se a missão passada a eles fosse só encontrar esses dois animais seria até fácil, mas, a missão era, encontrar e levar para Jesus o jumentinho. Ora! Não eram animais selvagens que viviam em campos e não tinham dos, pelo contrário, eram animas de propriedade particular.

Primeira lição que tiro desta passagem foi a obediência destes dois discípulos que confiaram no que Jesus disse no versículo 3; E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor precisa deles; e logo os enviará.

A segunda lição que aprendo vem exatamente do versículo 3 e até lhe faço uma pergunta; você já se perguntou porque Jesus tinha tanta certeza que o proprietário lhe mandaria o jumentinho?

Porque ele sabia que estava a caminho do comprimento de uma profecia e essa profecia é descrita exatamente assim em Zacarias 9: 9;

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta.

O versículo 7 nos mostra que a missão foi bem sucedida, os discípulos levaram a mãe e o filho, observe;

trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.

Até com os animais Jesus e seus discípulos foram cuidadosos, não separam filho e mãe, pois, o próprio Jesus dias depois teria que passar por essa dor da separação de sua querida mãe ao saber que morreria numa cruz.

E para finalizar a última lição que extraio desta passagem, está no personagem que não aparece, no proprietário ou proprietária do jumenta e do jumentinho.

Jesus disse; E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor precisa deles; e logo os enviará.

Jesus ao dizer isso estava afirmando para os discípulos que refrescassem a memória de quem questionassem com a passagem da profecia de Zacarias.

Note que ele não disse, Jesus precisa dele, mas, sim, o Senhor precisa dele. Na Bíblia, o nome de Deus é chamado de Senhor, sobretudo a tradição judaico-cristã pronuncia dessa forma, e até hoje nós chamamos Deus de Senhor. Em outras palavras, Jesus fala que Deus precisa dele e o mais linho é que o proprietário liberou, ou seja, conhecia a profecia e temia a Deus.

O final desta passagem é trágico, Jesus entra montado no jumentinho para perder sua vida de forma brutal e cruel, mas, nos ensina muito e sobretudo em como confiar e depender de Deus o tempo todo.

Confie no Senhor, abra mão daquilo que Ele te pedir e dependa Dele em todo o tempo.

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *