O Senhor pelejará por vós

13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.

14 O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. Êxodo 14: 13-14

Moisés foi um homem que recebeu do Senhor uma grande missão, a de libertar os judeus da escravidão egípcia e conduzi-los até a terra que havia prometido. Se lermos todo a história do êxodo, ou seja, da fuga em massa daquele povo pelos caminhos desérticos, vamos ver uma multidão querendo regressar ao Egídio para se tornarem novamente dependentes daquele governo, mas, por outro lado veremos Moisés sendo totalmente dependente de Deus.

Depois de todas as negativas de faraó em liberto o povo, enfim, ele acabou cedendo quando a morte dos primogênitos chegou até o palácio e levou seu filho.

Moisés caminhou pelo deserto com aquela multidão que de acordo com a Bíblia, eram cerca de 600 mil homens, além de mulheres, crianças e estrangeiros.

Nesse início de caminhada eles já tiveram em seus rastros faraó e seu exército, e isso deixou aquele povo apavorado e querendo desistir por causa daquele momento de perseguição e de grande opressão, porém, Moisés fez exatamente o contrário, manteve a serenidade porque ao invés pensar em se entregar, ele confiou no Deus que lhe tinha lhe dado aquela missão e a esse mesmo Deus elevou um forte clamor por socorro.

Note que a confiança de Moisés era tamanha que ele disse as palavras do versículo 13 para aquele povo antes mesmo de clamar a Deus.

Moisés sabia que Deus não mente e não desampara aqueles que fazem parte de seus projetos.

O projeto do coração daquele povo era voltar para a comodidade que aquele cativeiro lhes dava, porém, os sonhos de Deus para eles iam além daquele mar, e então, Deus disse a Moisés assim; Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

Em outras palavras Deus estava dizendo para eles, não parem porque se eu prometi, eu sou capaz de remover os obstáculos que surgem no caminho de vocês.

Isso nos ensina muito, pois, na trajetória de todo sonho ou projeto sempre vão surgir obstáculos para nos desestimular e tentar nos fazer retroceder, e não devemos nunca esquecer que se confiarmos em Deus e formos totalmente dependentes Dele, os obstáculos serão removidos e chegaremos até onde Ele quer nos conduzir.

Não se desespere, apenas confie em Deus e seja dependente Dele em todas as fases de sua vida e sobretudo quando Ele tornar real os sonhos dele em sua vida.

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *