1 Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo):
2 Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.
3 Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; Romanos 9: 1-3
Hoje quero meditar com você nestes 3 versículos de Romanos 9, são apenas 3 versículos, porém, carregados de tudo aquilo que uma pessoa passa a viver quando decide abandonar uma vida de erro e seguir Cristo Jesus.
Paulo expressa já no início que se sentia profundamente triste, algo estava angustiando sua alma, pois, quando a bíblia fala de coração ela está se referindo a sentimentos e nós sabemos que nossos sentimentos se expressam pela nossa alma, assim ele disse; Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.
Ora, o que estava causando tudo isto no coração do apostolo Paulo ao ponto de ele dizer que poderia desejar ser anátema de Cristo, ou seja, maldito?
A resposta vem logo no versículo 3; por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
Porque Paulo disse que estava triste por amor de seus irmão, os parentes segundo a carne?
Porque é o que mais acontece na vida daquele que decide caminhar com Cristo.
Grande parte dos que não se converteram, mesmo que sejam irmãos, demais parentes e muitos que se diziam os melhores amigos passam a nos olhar diferente e alguns até nos consideram lunáticos.
A dor do coração de Paulo é totalmente justificada, pois, com a escolha dele de seguir a Cristo foi posta uma barreira divisória da incredulidade entre ele e as pessoas que amava, e se olhar para bíblia vamos ver isso acontecer com Jesus vendo os próprios irmãos duvidarem dele em João, capitulo 7.
No evangelho de Mateus 10: 34-35, o próprio Jesus disse que Ele seria motivo de divisão no ceio familiar;
34 Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
A dor de Paulo era por ver a muralhada da incredulidade edificada entre ele e seus parentes, e principalmente por saber que longe de Cristo Jesus todas estas pessoas que ele amava não estaria distantes dele somente aqui na terra, mas, principalmente no reino de Deus.
Com tudo o que a palavra nos mostrou até aqui, eu lhe digo; “não se assuste quando as pessoas se afastarem de você ou não te convidarem mais até mesmo para as reuniões familiares mais ínfimas, pelo contrário, isso mostra que você fez a escolha certa e converta toda a tristeza do seu coração em orações de suplicas para que elas possas também se converterem ao caminho da Verdade e da Vida que é Cristo Jesus.