A culpa não é minha

Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.

E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto?

E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. (Gênesis 3.11-13)

A vida é repleta de altos e baixos, e constantemente precisamos estar preparados para resolver crises, pois, do contrário, se jogarmos a culpa na situação ou em outras pessoas ao invés de resolvermos, vamos apenas empurrando o pequeno problema para frente e nessas de empurrar para depois o problema que talvez fosse pequeno se tornará gigante.

Deus disse para Adão não comer do fruto da árvore, Ele não disse para Eva, mas, ao ser confrontado quis culpar a mulher e a mulher ao ser confrontada quis culpar a serpente.

Deixa eu ilustrar um pouco melhor para você;

O sujeito acaba de assumir o comando de uma importante multinacional e, no dia de sua posse, recebe três envelopes do seu antecessor.

– Abra cada um deles, toda vez que se deparar com um problema difícil – aconselha o ex-presidente.

As coisas pareciam caminhar bem até que alguns meses depois, a empresa começa a dar prejuízo, então, abre o primeiro envelope: “Culpe o seu antecessor” – estava escrito.

Ele reúne os acionistas, mostra gráficos e consegue provar que a culpa era do seu antecessor. Animados com o discurso, os acionistas voltam a investir e logo a empresa se recupera.

Mais alguns meses se passam, o lucro desaparece. Ele abre o segundo envelope: “Corte custos”

Imediatamente ele reúne a diretoria e exige cortes drásticos em todas as áreas. No mês seguinte os resultados já começam a ser satisfatório novamente.

Passa-se mais um ano e novamente a empresa volta a dar prejuízo.

Ele abre o terceiro envelope e lê desanimado: “Prepare três envelopes”!

Assim como a vida profissional cobrou do executivo desta historio, também a vida nos cobrará se não pararmos com desculpas e com a tentativa de jogar sempre a responsabilidade para a outra pessoa.

Assumamos nossas responsabilidades, se erarmos, assumamos nossas falhas e sigamos sem delegar a outro a culpa ou a responsabilidade que é nossa.

Que Deus nos abençoe e nos dê discernimento!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *