Pastor Júlio Falcão – Série Recomeço – Sendo barro nas mãos do Oleiro

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Jeremias 18:4-6

Esta foi uma palavra direcionada ao povo de Israel, mas, que também se aplica em nossas vidas simplesmente porque somos o povo de Deus.

O Todo-Poderoso Deus, o Grande Oleiro, determinou que Jeremiais fosse um lugar especifico onde se trabalha com o barro e ali ele viu um oleiro moldando o barro até se formar um vaso, só que nesse processo a bíblia nos mostra o vaso quebrando nas mãos daquele homem.

Se você nunca viu a confecção de um vaso de barro eu preciso trazer ao sua mente todo o processo;

Primeiro o barro é extraído em uma região argilosa, depois ele é conduzido até a olaria e lá o oleiro retira dele toda raiz, pedregulhos… enfim, toda impureza que possa danificar esse barro durante o processo.

Depois disso o barro vai para a roda de moldar, e ali num processo sincronizado entre o homem e o barro, ele vai molhando e moldando-o até se formar em um belo vaso em suas mãos, esse é o processo até os dias atuais. Porém o vaso desta passagem se quebrou nas mãos do oleiro porque certamente ficou alguma impureza.

E quando isso acontece, todo processo é parado; a roda para de girar e o barro é limpo e amassado novamente.

Foi exatamente o mesmo que Deus estava mostrando para Jeremias; o barro que estava nas mãos do oleiro era seu povo, o vaso se quebrou porque estavam cheios dos pedregulhos da maldade, da raiz do pecado e por isso Deus estava mostrando para o profeta que ele poderia refazer tudo novamente.

Esse ano de 2020 se assemelhou bastante a essa visão, foi um ano em que de fato o mundo parou por causa da pandemia e da crise decorrente dela, mas, em meio a tudo isso podemos ver claramente Deus agindo e nesse parar com certeza ele mudou muitas vidas e muitas histórias.

Precisamos olhar para esse ano e analisar o que precisamos melhorar para que a roda de nossas vidas não pare de girar nas mãos do Oleiro fiel.

Precisamos entender que ainda que tenha sido um ano de lutas e de lutos, Deus pode sempre nos dá um recomeço.

Que em 2021 você esteja no centro das mãos de Deus e que ele te faça crescer em todas as áreas de sua vida, sobretudo, em sua vida de intimidade com ele.

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *