Pastor Júlio Falcão – O carro precisa parar

Importante decisão

Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.
Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo.  Atos 8:38,39

Lucas nos conta este testemunho maravilho de um importante homem que até ia a Jerusalém por religiosidade, mas, que ainda não conhecia a Cristo verdadeiramente.

A exemplo deste eunuco, muitas pessoas não conhecem intimamente a Cristo Jesus, e por não conhecer o Caminho, a Verdade e a Vida, acabam pegando caminhos tortuosos que os conduzem cada vez mais para longe do reino do céu.

Naquela ocasião o eunuco alegou que não compreendia o que estava lendo na bíblia porque não tinha ninguém que o ensinasse, porém, hoje temos vários meios para ter acesso a palavra de Deus e infelizmente muitos não querem sequer investir ao menos 5 minutos lendo a palavra.

Quanto mais nos distanciamos das sagradas escrituras, mais para longe de Cristo vamos seguindo, e se quisermos realmente alcançar a salvação de nossa alma, precisamos parar esse carro desgovernado da vida e tomar uma decisão.

Foi exatamente o que aconteceu com esse importante homem etíope, depois de ouvir de Felipe toda a explicação do texto que li e ser impactado pelo Espírito Santo, ele mandou parar o carro ao avistar um local com água.

Depois de ouvir do amor e sacrifício de Cristo ele não pode mais seguir aquela viagem do mesmo jeito, precisava parar o carro e assim ele fez.

Ao tomar a decisão de parar o carro ele também estava decidindo deixar para trás uma vida de erros, de religiosidade, de idolatria.

Ao descer as águas do Santo Batismo ele estava sepultando o passado e nascendo novamente nas águas e no Espírito como o próprio Cristo disse a Nicodemos em João 3:5;

… Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. João 3:5

Uma multidão incontável precisa urgentemente tomar essa decisão de parar o carro da vida em que está vivendo hoje, e nascer novamente para uma nova vida com Cristo.

Essa nova vida também terá muitas lutas, mas ela provoca tantas mudas que o próprio eunuco seguiu seu caminho cheio de júbilo diz a palavra de Deus.

Filipe também seguiu seu caminho, pregando para outras pessoas até que elas entendessem o evangelho ao ponto de pararem seus carros e pedissem para descer as águas.

Que esta mensagem seja instrumento de Espírito Santo de Deus para mudar o rumo em que está seguindo o carro de sua vida, que o carro possa seguir nova rota no “GPS espiritual” que conduz a uma nova vida com Cristo Jesus.

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Pastor Júlio Falcão – Repartir com quem não tem, você pratica isto?

Fazer o bem, faz bem!

E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?
E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, que reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, que faça da mesma maneira.

Lucas 3:10,11

João Batista é conhecido na bíblia como a voz que clama no deserto, a voz que ao sol escaldante de Israel clamava para que o povo se arrependesse de seus pecados.

Este homem, primo de Jesus, o anunciava sem mesmo ter o visto fisicamente, eram parentes, mas, o destino quis que eles seguissem caminhos distintos um do outros.

João pregava e com sua palavra forte contra o pecado ia dia após dia aplainando o caminho para que o Rei do reis iniciasse seu ministério.

E um certo dia, quando a multidão cercava aquele homem que pregava e batizava nas aguas do rio Jordão, alguém desta mesma multidão lhe fez uma pergunta acerca do amor ao próximo;

Que faremos, pois?

A resposta de João nos mostra que tão importante como levar a palavra, ou seja, o alimento espiritual é também o levar o pão físico.

João disse que quem tivesse duas túnicas, duas peças de roupas, que doasse uma a quem nada tinha e quem tivesse alimentos fizesse o mesmo.

Observe que ele não fixou um mês do ano para fazer isso, não é só em dezembro que o frio faz os ossos de quem vive em situação de rua congelarem, não é só em dezembro que a fome deixa muitos trôpegos e desnutridos sem tem o que comerem.

Na minha última aula no seminário, fiz questão de ensinar isso para meus alunos; que quando eles saírem para evangelizar, sejam observadores, leve a palavra, mas, observe se naquela casa está faltando alguma coisas, alimentos, vestimentas, se a agua ou a energia estão cortadas e façam alguma coisa para ajudar tal família.

Jesus nos ensinou isso na região do mar de Tiberíades, depois de pregar para o multidão, os discípulos queriam mandar todos para sua casa, e Jesus, num gesto de amor ao próximo multiplicou 5 pães e 2 peixinhos, e alimentou toda aquela gente.

Uma mulher sunamita, rica, hospedou Eliseu e seu servo, com certeza aquele homem de Deus pregou veementemente para aquele casal rico, mas, ele observou que lhes faltava algo, eles não tinham filhos, então profetizou e aquele casal pode ter em seus braços um herdeiro.

Observe a sua volta, existem as mais diversas necedades na vida do seu próximo, mas, observe no sentido de ajudar e não de apontar as falhas, essas ele já sabe que as tem.

Levemos o evangelho de Cristo Jesus, mas, coloquemos em práticas os ensinamentos de João Batista;

Quem tiver duas túnicas, que reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, que faça da mesma maneira.

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!