E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?
E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, que reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, que faça da mesma maneira.
Lucas 3:10,11
João Batista é conhecido na bíblia como a voz que clama no deserto, a voz que ao sol escaldante de Israel clamava para que o povo se arrependesse de seus pecados.
Este homem, primo de Jesus, o anunciava sem mesmo ter o visto fisicamente, eram parentes, mas, o destino quis que eles seguissem caminhos distintos um do outros.
João pregava e com sua palavra forte contra o pecado ia dia após dia aplainando o caminho para que o Rei do reis iniciasse seu ministério.
E um certo dia, quando a multidão cercava aquele homem que pregava e batizava nas aguas do rio Jordão, alguém desta mesma multidão lhe fez uma pergunta acerca do amor ao próximo;
Que faremos, pois?
A resposta de João nos mostra que tão importante como levar a palavra, ou seja, o alimento espiritual é também o levar o pão físico.
João disse que quem tivesse duas túnicas, duas peças de roupas, que doasse uma a quem nada tinha e quem tivesse alimentos fizesse o mesmo.
Observe que ele não fixou um mês do ano para fazer isso, não é só em dezembro que o frio faz os ossos de quem vive em situação de rua congelarem, não é só em dezembro que a fome deixa muitos trôpegos e desnutridos sem tem o que comerem.
Na minha última aula no seminário, fiz questão de ensinar isso para meus alunos; que quando eles saírem para evangelizar, sejam observadores, leve a palavra, mas, observe se naquela casa está faltando alguma coisas, alimentos, vestimentas, se a agua ou a energia estão cortadas e façam alguma coisa para ajudar tal família.
Jesus nos ensinou isso na região do mar de Tiberíades, depois de pregar para o multidão, os discípulos queriam mandar todos para sua casa, e Jesus, num gesto de amor ao próximo multiplicou 5 pães e 2 peixinhos, e alimentou toda aquela gente.
Uma mulher sunamita, rica, hospedou Eliseu e seu servo, com certeza aquele homem de Deus pregou veementemente para aquele casal rico, mas, ele observou que lhes faltava algo, eles não tinham filhos, então profetizou e aquele casal pode ter em seus braços um herdeiro.
Observe a sua volta, existem as mais diversas necedades na vida do seu próximo, mas, observe no sentido de ajudar e não de apontar as falhas, essas ele já sabe que as tem.
Levemos o evangelho de Cristo Jesus, mas, coloquemos em práticas os ensinamentos de João Batista;
Quem tiver duas túnicas, que reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, que faça da mesma maneira.
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!