Então Moisés lhe declarou: “Se não fores conosco não nos envies.
Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra? “
O Senhor disse a Moisés: “Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”. Êxodo 33:15-17
Eu inicio o devocional de hoje lhe perguntando; seus planos tem aprovação de Deus, os caminhos pelos quais você anda, Deus estão neles?
Moisés achou inadmissível o fato de Deus não seguir mais com aquele povo que ele havia tirado da escravidão do Egito. Deus havia falado que mandaria um anjo no lugar dele porque o povo era obstinado e por causa desta obstinação ele poderia os destruírem pelo caminho.
A palavra obstinação significa; apego forte e excessivo às próprias ideias, resoluções e empreendimentos; pertinácia, persistência, tenacidade.
Aquele povo tinha suas próprias ideias, reclamava excessivamente e tinha forte apego ao passado de escravidão, mas, ao ouvir que Deus não os acompanhariam mais, eles começaram a chorar e nem se enfeitavam mais.
É motivo sim, para choro e pânico saber que Deus não está conosco em determinados caminhos ou projetos, pois, com ele podemos encontrar adversários neste caminhar, mas, ele nos garante a vitória.
O homem sem Deus é como um avião sem instrumentos de navegação, ele perde o curso de sua vida, aliás, ele perde a própria vida.
Moisés debateu com Deus; se o Senhor não for conosco, não nos envie.
Isto mostra que Deus havia escolhido bem o homem que ele usou para retirar aquele povo da escravidão do Egito, pois, existem muitos líderes que não se preocupam em levar Deus para suas administrações e com isso acabam conduzindo o povo para o sofrimento.
Moisés sequer pensou em dar um único passo se que Deus estivesse com ele e com o povo. Note que Deus não ia deixar aquela gente totalmente desassistida, e ia mandar um anjo, observe o que diz o versículo 2;
Mandarei à sua frente um anjo e expulsarei os cananeus, os amorreus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Êxodo 33:2
Moisés disse não Senhor, eu quero é a tua presença conosco.
Queridos, não dê mais nenhum passo sem Deus em qualquer que seja a área de sua vida, clame pela presença dele, suplique por sua aprovação, não ande sem ele.
Essa negativa de Moisés de não aceitar o anjo no lugar de Deus o agradou de tal modo que com seu coração quebrantado o Todo-Poderoso lhe respondeu assim; “Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”.
Deus te conhece pelo seu nome, agrade a ele o convidando para estar em todos os seus planos, em todas as suas tomadas de decisões, em todas as escolhas que você fizer e em todos os caminhos onde você pretende caminhar.
Lembre-se, o homem sem Deus é como um barco sem leme em dia tempestuoso.
Que Deus esteja caminhando com você e abençoando seus projetos.
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!