E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo;
Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum. Atos 28:30,31
Estes versículos nos mostram que quem persevera com Deus nas adversidades do caminho da promessa, conquista seus objetivos e encontra a paz de Deus em sua vida.
Paulo já não estava mais em Israel, onde tempos atrás foi posto diante do Rei Agripa, em Cesárea Marítima, para que ali pudesse diante dele e das demais autoridades fazer sua própria defesa.
Por ter dupla cidadania foi enviado a Roma, Itália, e mal sabiam aquelas autoridades que Jesus já havia falado que convinha que ele pregasse a palavra Dele em Roma assim como pregou em Israel. Tinha uma promessa na vida de Paulo, ele tinha a garantia do próprio Filho de Deus que pregaria em outra nação e ele se agarrou a essa promessa.
Só que no caminho desta promessa muitas lutas ele encontrou durante toda sua trajetória, e isso nos serve de exemplo.
Muitas pessoas querem conquistar sem nenhum esforço, querem chegar até o objetivo final sem enfrentarem os ventos contrários e isso, honestamente é impossível.
Toda conquista bíblica houve esforços ou sacrifícios.
Para conquistar a proteção de sua família, Noé teve que obedecer a Deus e se esforçar na construção da grande arca.
A luta de Noé para conquistar aquilo que Deus colocou em seu coração não parou com a construção da Arca, pelo contrário, durante todo o dilúvio ele e sua família tiveram que com muito esforço alimentar todos aqueles animais e dar manutenção em cada repartição daquela grande embarcação até que chegassem ao monte Ararat, Turquia, e ali encontrassem terra firme para recomeçarem a vida em família juntamente com aqueles animais.
Paulo passou por naufrágio e foi até picado por uma cobra durante este percurso até Roma, mas, de uma coisa ele tinha certeza, Cristo havia falado que ele iria para a Itália para ali pregar seu evangelho e ele foi.
Chegando lá, ele não foi enviado de imediato a uma prisão como era o desejo daqueles tinha enviado ele como um prisioneiro. Paulo com seus próprios recursos alugou uma casa e fez dela uma casa de oração, casa onde os italianos iam e aprendiam o verdadeiro evangelho do Senhor Jesus e por ele se convertiam de seus pecados e de suas idolatrias.
O povo romano amava em jogar os cristãos no grande Coliseu para que os gladiadores os matassem ou as feras os devorassem, porém, Deus permitiu um tempo de paz e liberdade para que Paulo introduzisse sua palavra no coração daquela gente, Paulo pregou o reino de Deus com liberdade e sem impedimento algum, diz a bíblia.
Todos nós passamos por muitas lutas nos últimos anos, mas, uma certeza temos que ter, o Deus que cuidou de Paulo nesta viagem missionaria é o mesmo Deus que cuida e que cuidará de nós.
Esse Deus é fiel para quem é fiel com ele.
Noé chegou em terra firme através da obediência e chegando lá ergueu um altar e adorou a Deus.
Paulo chegou a Roma pela fé e a confiança na promessa de Cristo, lá chegando, foi pregar seu evangelho e já no final de sua vida, velho e cansado, foi tranquilamente para ser decapitado, porque para ele o “viver era Cristo e o morrer era ganho”.
Paulo sabia que seu corpo estava sendo entregue a morte, mas, sua alma já tinha lugar garantido junto ao mesmo Cristo que com tanto afincou ele o anunciou.
Deus tem um tempo novo para todos nós que cremos nele, mas, é preciso obedecer como Noé obedeceu e confiar como Paulo confiou.
Que mesmo em meio a um cenário conturbado como Paulo vivia, você possa como ele encontrar a paz, o amor e a serenidade que vem de Deus e seu Filho Cristo Jesus.
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!