Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu tornará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão.
Assim que também isto é um grave mal que, justamente como veio, assim há de ir; e que proveito lhe vem de trabalhar para o vento, Eclesiastes 5:15,16
No livro de Eclesiastes, que o nome de um livro poético da Bíblia e que tem como significado; pregador ou preletor, ou seja, aquele que explica, o rei Salomão pontua uma serie de coisas que são para ele como vaidade, como correr atrás do vento e entre elas eu escolhi estes dois versículos do capitulo cinco.
Existem pessoas que passam a vida toda correndo atrás de bens matérias, pessoas tão sem tempo que não percebem que o tempo passa e que ele é implacável.
O tanto que concentram em ter que não dão conta que estão perdendo um tempo precioso com a família e ate dos cuidados com a saúde, e com isso o tempo passa e cobra seu preço.
Com essa cobrança vêm problemas físicos, emocionais e ate familiares simplesmente porque o foco é somente em conquistar mais e mais.
Vou ilustrar um pouco melhor o tema de hoje;
Um grupo de ex-alunos, todos muito bem estabelecidos profissionalmente, se reuniu para visitar um antigo professor da universidade. Em pouco tempo, a conversa girava em torno de queixas de estresse no trabalho e na vida como um todo.
Ao oferecer café aos seus convidados, o professor foi à cozinha e retornou com um grande bule e uma variedade de xícaras – de porcelana, plástico, vidro, cristal; algumas simples, outras caras, outras requintadas; dizendo a todos para se servirem.
Quando todos os estudantes estavam de xícaras em punho, o professor disse: se vocês repararem, pegaram todas as xícaras bonitas e caras, e deixaram as simples e baratas para trás.
Uma vez que não é nada anormal que vocês queiram o melhor para si, isto é a fonte dos seus problemas e estresse.
Vocês podem ter certeza de que a xícara em si não adiciona qualidade nenhuma ao café. Na maioria das vezes, são apenas mais caras e, algumas vezes, até ocultam o que estamos bebendo. O que todos vocês realmente queriam era o café, não as xícaras, mas escolheram, conscientemente, as melhores xícaras… e então ficaram todos de olho nas xícaras uns dos outros.
Agora pensem nisso, disse o velho professor: a vida é o café, e os empregos, dinheiro e posição social são as xícaras. Elas são apenas ferramentas para sustentar e conter a vida… e o tipo de xícara que temos não define, nem altera, a qualidade de vida que vivemos… a nossa felicidade!
Às vezes, ao nos concentrarmos apenas na xícara, ou seja, na conquista de bens matérias deixamos de saborear o aquilo que Deus já nos deu, nossos amigos, nossa familia e as coisas mais simples do dia a dia.
Lembre-se Deus côa o café da vida, não as xícaras… Saboreie sua vida como se fosse o ultimo dia, pois, dela não levaremos carros, casas, estatuas social ou fama!