Quando a ansiedade
já me dominava no íntimo,
o teu consolo trouxe alívio à minha alma.
Salmos 94:19
Dia desses recebi uma ligação com a seguinte indagação;
Pastor, eu não sei se estou com depressão ou com ansiedade qual a diferença entre elas?
Essa pessoa estava passando por dias difíceis em varias áreas de sua vida e com ela seguia essa dúvida; estaria ansiosa ou depressiva?
Ansiedade e depressão são transtornos que caminham de mãos dadas, mas têm causas, sintomas e tratamentos diferentes.
Mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão no mundo todo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Apenas o Brasil tem cerca de 15 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença.
Mas brasileiro não é só deprimido, não; também somos muito ansiosos. Mais de 20 milhões de brasileiros tem o transtorno, o que corresponde a quase 10% da população.
Então vamos fazer hoje um devocional diferente e vamos tentar entender no pouco tempo que temos no Devocional, a diferença entre depressão e ansiedade;
Primeiro vamos trazer luz sobre o que é a depressão;
Ao contrário do que muita gente pensa, a depressão não é uma doença do mundo moderno. Na verdade, ela acompanha a humanidade ao longo de toda a sua história e até fatores genéticos podem aumentar a predisposição à doença.
A depressão pode ter manifestações físicas, sim, como causar uma série de alterações químicas no cérebro.
Outros gatilhos podem estar associados a circunstâncias externas. Estresse, por exemplo, pode iniciar sintomas depressivos em uma pessoa já predisposta.
Há outras causas possíveis para a depressão, como desequilíbrios metabólicos ou hormonais, ambientes de competição constante, falta de afeto e empatia entre as pessoas. Traumas na vida, como luto, desemprego ou doenças, também são mais propensos a desenvolver a condição.
Os sintomas mais comuns da depressão são:
- Presença constante de pensamentos negativos;
- Sentimentos de culpa;
- Sensação de inutilidade;
- Baixa auto-estima;
- Tristeza;
- Diminuição do prazer e do ânimo para atividades cotidianas
E o que é ansiedade?
Sabe aquele friozinho na barriga que dá na hora de um entrevista de emprego ou até mesmo para o primeiro encontro de namoro? Ou o medo de tirar nota baixa antes de uma prova? Isso é ansiedade, um sentimento que todo mundo tem de vez em quando, e que normalmente não é prejudicial.
Mas a ansiedade pode virar uma doença quando ocorre com muita frequência ou vem muito forte, prejudicando tanto a saúde mental como o funcionamento do corpo. Nesses casos, os médicos classificam esse tipo de ansiedade turbinada como um transtorno de saúde mental. Geralmente, se manifesta pelos seguintes sintomas:
- Preocupações, tensões ou medos exagerados, sem a capacidade de relaxar;
- Sensação contínua de que algo ruim vai acontecer;
- Medo extremo de algum objeto ou situação;
- Medo exagerado de ser humilhado publicamente;
- Falta de controle sobre os pensamentos ou atitudes;
- Pavor depois de uma situação muito difícil.
Como nosso tempo é muito curto no devocional, eu trouxe apenas alguns pontos para que você entenda que os dois quadros são patologias que exigem tanto atenção medica como também espiritual.
São doença psicossomáticas sim, mas, você precisa entender que existe um Deus que pode trazer alivio como muito bem disse o salmista;
Quando a ansiedade
já me dominava no íntimo,
o teu consolo trouxe alívio à minha alma.
Parecia que a doença já o tinha dominado, mas, o consolo de Deus trouxe alivio para a alma dele e pode trazer para a minha e a sua também.
Não despreze a ciência, os psicólogos e psiquiatras estão aí para atuar fortemente contra as chamadas doenças da alma, mas, não despreze também a oração, o louvor e principalmente a fé em Deus.
Que Deus traga alivio para sua alma e que você volte a sorrir para a vida!
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!