Luz ou trevas?

⁵ Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

⁶ Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

⁷ Portanto, não sejais seus companheiros.

⁸ Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz

Efésios 5:5-8

Paulo direcionou está carta aos Cristãos de Éfeso e nela ele aborda nestes 4 versículos que separei pontos fundamentais para vida de quem pretende morar no reino de Deus.

No versículo 5 ele já mostra um grupo grande de pessoas que não conseguirão ter parte nesse reino de Cristo e de Deus, estes são os devassos, ou seja os imorais, impuros que são aqueles cheios de impurezas espirituais e que contaminam outras pessoas, avarentos que são aqueles amam e vivem pelo dinheiro, e que não usam este dinheiro para ajudar o próximo ou a obra de Deus, e por fim, ele cita os idolatras que são aqueles que adoram imagens, homens, igrejas e até mesmo seus próprios corpos, este grupo de pessoas se não se arrependerem não entrarão no reino de Cristo e de Deus.

Ele cita no versículo 6 outro ponto importante, a desobediência.

Os filhos da desobediência receberão a ira de Deus e coisa terrível é cair na ira de Deus. 

Essa desobediência começa em casa no trato com os pais, filhos que desonram seus pais com rebeldia e desobediência estão atraindo para suas vidas a ira de Deus e em determinada fase de suas vidas a conta chegará.

No versículo 7 Paulo pede que não sejamos companheiros deste grupo que ele citou, assim ele alertou para que não sejamos moldados às práticas erradas deles e percamos nossa mais preciosa herança que é o reino de Deus.

E no versículo 8 ele nos traz a memoria aquilo que éramos no passado, trevas, e que agora somos luz.

Paulo cita que somos luz embasado em dois versículos;

No primeiro Jesus fala de si próprio como a luz do mundo em João 8: 12;

Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. João 8: 12

O outro versículo que está voltado para nós que somos cristãos está em Mateus 5: 14;

¹⁴ Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

Mateus 5:14,

Quem sai desta luz e começa caminhar na escuridão toma constantemente decisões terríveis, muda com a famílias, troca os amigos, mudas suas vestimentas e na maioria das vezes vão destruídos seus corpos sem mesmo notar, o templo que espirito santo antes habita e era adornado agora ficou vazio por dentro e destruído por fora, mas, esse mesmo tempo ainda pode ser novamente reconstruído, tanto por dentro como por fora se novamente voltar a andar na luz de Cristo Jesus.

Seja cada vez mais luz do Senhor para o mundo e fujamos com todos as nossas forças das trevas e de quem não abre mão de viver nela.

Que Deus tenha misericórdia de todos nós!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *