Série – Ano Novo – Episódio Final – Deixe Deus endireitar o que estiver errado.

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3:5,6 (grifado por mim)

No nosso último episódio sobre os pilares de Deus para um ano prospero em todas as áreas de nossas vidas, falaremos hoje sobre deixar Deus endireitar nossa vereda.

A palavra vereda segundo o dicionário brasileiro é;

Caminho apertado ou sem espaço; sendeiro.

Caminho alternativo através do qual se consegue chegar mais rápido a um determinado local; atalho.

Todo ser humano está sujeito a erros nas mais diversas áreas de sua vida, fazendo com que acabe pegando alguns atalhos e nem sempre os atalhos são os melhores para nós. Algumas destas veredas, destes atalhos, trazem consigo o brilho ilusório que podem nos conduzir há um primeiro momento a lugares maravilhosos, mas, que tempos depois poderão trazer ruina para o mais sagrado projeto de Deus para esta terra, que é a nossa família.

Um exemplo disto é quando Deus pediu que Abraão se separasse do seu sobrinho Ló.

Abração parou numa região em que se avista as campinas do rio Jordão que tinha muito verde e muita água, deu a oportunidade para Ló escolher primeiro para qual caminho ele queria seguir, e advinha; ele escolheu o que lhe encheu os olhos, as veredas que tempos mais tarde conduziu sua casa até Sodoma trazendo destruição e luto em seu lar.

Não é vergonha alguma em dizer para Deus que tomou atalhos ruins em qualquer que seja a área de sua vida, e que precisa dela para endireitar.

Se resumirmos tudo o que foi dito nestes 4 episódios chegaríamos um dos mais belos versículos da bíblia;

³³ Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.  Mateus 6:33

 Que Deus seja o centro dos seus projetos para o próximos ano, que você confie Nele independentemente da situação, que não se apoio só nos seus entendimentos, que você consiga reconhece-lo em seus caminhos e que se preciso for, que deixe Ele endireitar os possíveis atalhos que posso pegar.

Eu finalizo deixando a benção apostólica para voce e sua casa;

²⁴ O Senhor te abençoe e te guarde;

²⁵ O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

²⁶ O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Números 6:24-26

Ano novo – 3º episódio – Deixe Deus endireitar o que estiver errado no seu projeto.

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3:5,6 (grifado por mim)

No nosso terceiro episódio sobre os pilares de Deus para um ano prospero em todas as áreas de nossas vidas, falaremos hoje sobre reconhecer Deus em todos os nossos caminhos.

O que mais pegamos todos os dias são caminhos e as vezes temos que enfrentar os dolorosos caminhos das frustrações que acabam fazendo com que muitos se decidem pelos atalhos da vida, por um caminho mais fácil que mais tarde os conduzirão ao fracasso.

Jesus nunca em todo seu evangelho disse que o caminho seria fácil, aliás, assim ele disse; 

João 16:33 ARC

Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

O mundo é duro, ele cobra o preço se errarmos em qualquer que seja a área de nossa vida.

Davi tomou várias decisões erradas, mas, uma delas quase o levou a ruina quando ele decidiu morar em Ziclague.

Naquele novo caminho ele so reconhecia sua força e a de seus valentes homens sanguinários ate que um dia ele decidiu aliar-se com os inimigos do povo de Deus e ir contra eles em batalha.

Quando Davi retornou viu sua casa destruída, sua família levada cativa e entrou em desespero, porem, no meio deste desespero Davi lembrou-se de Deus e reconheceu que os caminhos tomados sem ele quase o destruiu ao ponto de trazer a ira do próprio Deus sobre ele.

Davi novamente vestiu a estola sacerdotal e orou a Deus pedindo que Ele o conduzisse no caminho para resgar sua família e as famílias de seus companheiros.

Deus ouviu, recalculou a rota e fez novamente de Davi um vencedor.

Deixe Deus recalcular todos os seus caminhos para o novo ano, Ele nunca erra rotas.

Ano novo – 2º Episódio – Não apoie em seu próprio entendimento

https://youtu.be/35xC5fNI3bc

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3:5,6 (grifado por mim)

No nosso segundo episódio sobre os pilares de Deus para um ano prospero em todas as áreas de nossas vidas, falaremos hoje sobre onde devemos apoiar nossos planos.

A grande dificuldade do ser humano é aceitar outro plano que não seja o seu, mas, você já parou para pensar que os nossos planos talvez não sejam os melhores para nós?

Rapidamente de forma resumida eu ilustro isto para você;

Certa feita um caminhão baú encalhou num viaduto, pois, sua altura estava poucos centímetros acima do limite permitido para passar embaixo daquela ponte.

Logo chamaram os guardas de transito, os bombeiros, os engenheiros da via e todos concordaram com a sugestão de um homem do corpo de bombeiros; devemos serrar a parte superior do baú.

Durante toda essa batalha para definir o que fazer com o caminhão encalhado, um garoto insistia em falar e ninguém dava atenção até quando tudo estava preparado para o corte do baú e um engenheiro resolveu perguntar para o garoto o que ele queria tanto falar, ao que ele disse; Eu só queria sugerir para vocês esvaziares um pouco os pneus do caminhão e ele sairá daí.

Assim somos nós, por causa da correria, da pressa do mundo moderno acabamos tomando decisões sem antes ouvir outras opiniões e principalmente, a opinião de Deus.

As vezes os planos que temos, achamos que são os melhores podem não ser, pois, os planos de Deus sempre são os melhores para nós como nos mostra Jeremias 29: 11;

11Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.

Não apoie seus planos para o próximo anos em seu próprio entendimento, deixe que os planos de Deus sejam os seus também.

Amanhã falaremos sobre reconhecer Deus em todos os nossos caminhos.