A função do Consolador

⁷ Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.

⁸ E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

⁹ Do pecado, porque não crêem em mim;

¹⁰ Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

¹¹ E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.  João 16:7-11

Observe quão maravilhosa é esta passa do evangelho de João, nela Jesus estava se despedindo de seus discípulos que naquele momento estão se sentindo órfãos pela segunda vez, pois, tinha presenciado a morte de seu Mestre na cruz, e depois do terceiro dia souberam da sua ressureição, mas, que pela segunda vez estavam vendo-o partir.

Jesus estava deixando a terra para retornar para junto de seu Pai.

Primeiro ponto que quero destacar hoje nesta passagem é que Ele foi, mas, não nos deixou sós. Enquanto estava na terra era ele o consolador dos seus discípulos, com a sua partida pela segunda vez o Espírito Santo de Deus se encarregou de desempenhar essa função de consolador.

Em suas pregações o Mestre convencia as pessoas de seus pecados, agora, nós pregamos e quem convence é o Espírito Santo, pois sem ele será somente mais uma pregação.

Versículo 9 o Mestre Jesus disse que esse mesmo Espírito é que convencerá o ser humano de seu pecado e muitos podem perguntar porque tem gente que continua pecando mesmo estando em igrejas? A resposta é que infelizmente muitos vão para as igrejas mas não ouvem atentamente a palavra ou estão em igreja que não pregam o verdadeiro evangelho ao ponto do Espírito Santo agir e convencer o pecador a crer que Jesus pode torna-lo limpo.

o versículo 10, Talvez se refira à justiça ou inocência do próprio Jesus, Ele foi perseguido e logo seria processado sob acusações pesadas e condenado pela mais alta autoridade da nação como culpado. No entanto, embora condenado, ele diz que o Espírito Santo desceria e convenceria o mundo de que ele era inocente.

Não o vemos mais em carne e osso mas, sabemos que esta vivo e é o inocente que por nós deu sua vida e que ainda hoje seu gesto de amor se tornou pregação para que o Consolador possa convencer o pegador de que Ele é real pode mudar histórias.

Jesus fala do juízo, Deus é justo juiz, seu Filho nosso Advogado fiel e que o príncipe deste mundo já esta julgado, ou seja, satanás já tem o fim escrito e é exatamente por isso que a vida de    Cristo necessita ser pregada com mais intensidade para que o consolador convença o maior número de pecador possível para que não tenham o mesmo fim que satanás.

Que o Espírito Santo de Deus abra os olhos de quem ainda reluta mudar ou até mesmo aceitar que Cristo é real.

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *