A alegria da minha alma

Inclina, SENHOR, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito.
Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia.
Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia.
Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma.
Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.

Salmos 86:1-5

Parece-me que o salmista não estava vivendo em uma das suas melhores fases, note que ele clama para que Deus incline seus ouvidos á sua necessidade e aflição.

A aflição é um sentimento de agonia, sofrimento intenso, preocupação ou falta de sossego por alguma causa ou coisa em que vá afetar a vida direta, ou indiretamente. Aflição é ainda a sensação de que algo “não está certo”, ou de que alguma coisa errada ou traumática possa acontecer. Davi estava aflito e tomou uma decisão, buscar no Senhor socorro para sua alma.

Todos nós passamos por momentos que nos afligem nas mais diversas áreas de nossas vidas, isso é inevitável, pois, o próprio Jesus disse que nesse mundo passaríamos por essas fases em João 16: 33; 

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

Ao nos dizer que no mundo teríamos aflições Jesus de imediato já nos dá uma dica neste versículo de onde extrairíamos a paz necessária para nossa alma,  nele próprio, como assim foi dito;  …para que em mim tenhais paz.

Davi não pediu para Deus guardar suas riquezas, saúde física ou nem mesmo seu lar, e sim sua alma;

Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia.

Talvez Davi estivesse aflito por causa de algum pecado e eu confesso que não sei o que lhe causava tanta aflição, ele sabia que Deus é infinitamente misericordioso e bondoso para perdoar e assim disse a Deus;

Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.

Eu não sei se hoje você está aflito (a) e nem sei o que tem causado esta aflição, mas, Deus através deste salmo está te mostrando hoje que ele pode mudar este sentimento, perdoar se for o caso e até tirar da sua vida a preocução por algo que ainda nem aconteceu e quem sabe nem acontecerá, mas, que tem tirado sua paz e te enchido de aflição.

Deus é bom, pronto para perdoar e cheio de misericórdia.

Davi se preocupou com o mais  importante, a alma, pois nela além dos nossos sentimentos está também a nossa salvação.

Que o Senhor incline os ouvidos para a sua oração e te dê a paz!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *