4 Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.
5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.
6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo,
Trazendo os seus feixes. Salmos 126: 4-6.
A vida é feita de fases, existe a fase da imaginação onde construímos castelos, viajamos para outros planetas, nos tornamos super-heróis e somos imbatíveis, está é a fase da construção das matizes de nossa memória em que o nosso intelecto está em constante desenvolvimento e aprendizado, a fase infantil.
Depois vem a adolescência, fase em que muitos acham que podem mudar o mundo e que as vezes até se rebelam. A fase adulta em que vemos que a vida não é feita de rosas e super-heróis das histórias de quadrinhos, e que nós é que temos que correr atrás de nossos direitos e até mesmo dos direitos dos próximos.
E por fim, vem a fase da velhice, a chamada terceira idade, é nela que estamos ápice de conhecimentos adquiridos, mas, que infelizmente o corpo já não responde mais como nas fases anteriores, é nessa fase que iremos saber se nossos filhos cuidarão de nós como cuidamos deles com tanto amor e zelo todos os anos de suas vidas.
Essas são as fases da vida do ser humano, do ciclo natural da vida, porém, existem em meio a estas fases as reviravoltas da vida, uns construí e outros perdem o que construíram, uns buscam o conhecimento e outros abandonam todo conhecimento adquirido por causa de vícios e por ai vai.
São algumas fases de nossas vidas que achamos que é o fim e que nosso destino é ficar estagnados ali, mas, o mesmo Deus que nos criou é capaz de mudar toda nossa história e a única coisa que ele exige de nós é que aproveitemos a oportunidade.
Vou ilustrar melhor sobre oportunidade com a história do cavalo Mumu;
Em 1990 havia um cavalo pangaré chamado Mumu dos Anjos era usado por um catador de papelão para puxar a carroça. Mumu subia e descia o morro de uma Favela no Rio de Janeiro carregando um pesado e ingrato fardo de coisas velhas e papelão usado; se alimentava de mato, pedaços de velhas espigas de milhos, e todo tipo de sobras que lhe davam. Esta era a vida de Mumu e parecia também ser o seu destino, até que seu dono decidiu vendê-lo.
Por coincidência, naquela na região havia um homem buscando um cavalo para dar à sua filha adolescente que estava aprendendo a cavalgar, e por esta razão estava buscando um pangaré. Este mesmo homem tinha também um cavalo de raça que estaria participando de um torneio na Hípica do Rio de Janeiro.
No dia anterior à competição, o cavalo de raça se machucou e ficou impedido de participar do torneio, e a única maneira de manter o nome da equipe inscrita no torneio seria colocar outro cavalo no lugar do cavalo machucado. Sem opção e sem querer prejudicar ainda mais o nome da equipe, decidiram que entrariam com o pangaré Mumu.
Mesmo desengonçado, sem treinamento, sem pedigree e sem história, Mumu decidiu correr muito e ganhou a corrida!
Anos depois Mumu era transportado de avião para os vários países que competia, seu preço estava por volta de meio milhão de dólares, e sua alimentação era à base de ração importada.
Lembre-se, talvez hoje você esteja na fase ruim, de lagrimas e de dores, mas, se persistir e ficar atento as oportunidades de Deus, brevemente terá jubilo e começara a sua colheita da boa fase da vida.
A vida é feita de fases e oportunidades