Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.
Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.
2 Timóteo 1:13,14
Timóteo era um nativo de listra, uma colônia romana na província da Galácia, a primeira vez Paulo esteve naquela região, teve como companheiro Barnabé e em listra pregou o evangelho de Jesus e um paralitico foi curado pela fé em Cristo Jesus anunciado por ele. Na sua viagem alguém fala para ele de um jovem que era temente a Deus, e Paulo decide leva-lo consigo na sua viagem.
A primeira carta de Paulo a Timóteo, é uma carta instrutiva a esse moço que já estava à frente de uma igreja em Éfeso, todos os ritos e comportamentos foram detalhados por Paulo, mas, na segunda carta, Paulo, direciona-se a seu filho na fé, a bíblia não relata, mas, parece que algo não ia tão bem com Timóteo.
E é, nesta admoestação de Paulo a Timóteo que eu quero tirar três ensinamentos para que a chama dos dons de Deus não sejam apagadas em nós;
1 – TER UMA FÉ NÃO FINGIDA;
Muitas tem vivido uma fé de aparência, quando está tudo bem dizem que creem, mas quando está na luta, na provação, momento em que a fé é mais exigida, retrocedem e parecem acreditar mais nas consequências dos problemas do que no Deus que pode todas as coisas. Não enfrentam os problemas com fé.
2 – RECEONHECER QUE O ESPÍRITO QUE HABITA EM NÓS NÃO É CONVARDE E NÃO NOS FAZ COVARDES;
Ser ousado espiritualmente, é falar do amor de Cristo onde todos mais não teriam coragem, é declarar-se servo de Deus onde quer for, sem medo dos dedos apontados, dos rótulos que lhe atribuíram… Ser valente de Cristo, é ser humilde como o próprio Cristo foi e se colocar na condição de servo do reino do céu não temendo nem mesmo a morte, pois, quando vivemos com a ousadia do Espírito Santo temos a plena certeza de que a morte para os que creem é lucro, sim, lucro porque estes herdarão a vida eterna.
Estes não tem medo de dizer o que Paulo um dia disse; viver para mim é Cristo e o morrer é lucro!
3 – É PRECISO ESTAR ENVOLVIDO COM AS COISAS DE DEUS;
Quando mais nos afastamos dos caminhos do Senhor, mais a chama se apaga e com isso a fé vai tornando-se de aparência, fingida, por isso, nada pode nos afastar do caminho, nem dor, nem o luto, nem decepção.
Esteja envolvido com o céu e Deus te envolverá com grande poder e magnifica obra.
Mantenha-se envolvido com Deus em intimo relacionamento, não deixe a chama esfriar.