Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.
Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos,
não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador,
Tito 3:3-6
Hoje me deparei com esta passagem e ao lê-la fiquei maravilhado com tanta riqueza contida nestes quatro versículos.
Essa epístola foi escrita pelo Apóstolo Paulo a Tito, que era um líder local da Igreja, e contém seus conselhos a esse líder, conselhos esses que permanecem sempre atuais e servem para todos nós.
Entre todas as praticas errôneas destacadas por Paulo, eu quero grifar uma delas; a inveja.
As pessoas que sentem inveja se tornam prisioneiras da incompetência, sim, são pessoas que querem usurpar a conquista ou a felicidade do seu próximo, mas, não querem de forma alguma passar pelo processo da conquista. Não querem estudar, capacitar, trabalhar… apenas querem o que o outro conquistou.
Isso é terrível e a bíblia mostra a inveja acontecendo até mesmo dentro do ceio família, como por exemplo o que ocorreu com José e seus irmãos.
Observe como o dicionário brasileiro qualifica o invejoso:
- desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia.
- desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem.
A inveja é um mal terrível que pode levar a consequências ainda piores como o que ocorreu com Caim que matou brutalmente o irmão Abel por invejar a comunhão, o carinho que Deus tinha com ele sobretudo no momento daquela oferta.
A inveja é uma erva daninha tão perigosa que já rondou o reino do céu, lucífer, o diabo, já viveu como anjo de Deus, mas, deixou a semente da inveja brotar em seu coração e quis ser maior que Deus. A consequência dessa inveja foi sua expulsão e a definição de que nunca mais retornará para lá.
A inveja é como um câncer que inicia em secreto e silenciosamente até contaminar todas as células. A inveja contamina o humor, os projetos, a vida social e sobretudo a saúde de quem a possuí.
Paulo aconselhou os irmãos romanos para que buscassem o remédio para esse mal e esse remédio é Cristo Jesus, aquele que nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.
Não deseje o lugar que seu próximo conquistou, conquiste você o seu colocando Deus em primeiro lugar em sua vida, fazendo assim, as demais coisas ele vos acrescentará.
Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!