Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Atos 16:14
Paulo e Silas estavam a caminho de uma das historias mais conhecidas bíblia, eles estavam indo para Macedônia onde ficariam presos e que por volta da meia noite aconteceria um terremoto que destruiria as grades da prisão que estavam. Mas, eu separei este versículo porque a atitude desta mulher chamada Lídia me atraiu muita a atenção ao lê-lo.
Paulo e Silas como bons evangelizadores que eram, aproveitaram a passagem por Filipos para pregar o evangelho de Jesus às margens de um rio.
Quando começaram a anunciar às boas novas de Cristo Jesus às mulheres se ajuntaram em volta deles para ouvir o que diziam.
E esse é o ponto que me chamou a atenção, pois, certamente tinham dezenas de mulheres naquele lugar, mas, só uma a bíblia destaca, Lídia é o seu nome.
Primeira característica que Lucas destaca nesta mulher é que ela mesmo ainda não sendo batizada, era temente a Deus.
Segunda característica é que ela atentamente escutava o que eles pregavam.
Esses são dois princípios para Deus abrir o coração de uma pessoa para que ela possa entender o que esta sendo pregado; o Temor a Deus e estucar atentamente o que se prega.
Infelizmente isso não tem acontecido como naquela época também pouco se acontecia.
Quando Paulo e Barnabé pregavam em Listra para uma multidão, a bíblia destaca somente um paralitico que ouvia atentamente a anunciação de evangelho e por causa desta atenção, ele foi curado de sua paralisia.
Quantas vezes quando estou pregando eu vejo pessoas conversando, rindo, no celular, levantando a todo momento para ir ao banheiro e com isso não ouvem a palavra e não ouvindo a palavra não alimentam a fé e não alimentando a fé passam a crer somente no visível e com isso acabam se distanciando de Deus.
Precisamos ser bons ouvintes do evangelho de Jesus, precisamos temer o Santo nome de Deus para que essa semente da palavra anunciada por Jesus encontre solo fértil em nossos corações e com isso possa dar bons frutos.
Sejamos com Lídia que foi tocada de tal forma pelo o evangelho ao ponto de contagiar toda nossa casa como a dela foi.
Deus te abençoe!