Pastor Júlio Falcão | O que Jesus levou e o que nos deixou?

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Isaías 53:3,4

Há mais de dois mil anos atrás, estas palavras do profeta Isaías retratam a mesma situação;

Ainda hoje muitos desprezam Jesus, muitos invalidam seu sacrifício vicário e sobretudo se esquecem do trabalho que o Mestre Carpinteiro do Amor executou nesta terra e o legado que ele nos deixou.

Note que no versículo 4 não está falando que ele levou sobre si riquezas, imóveis, fama, holofotes, pelo contrário, Jesus não levou nada disso. O que de fato o Messias levou foram as nossas enfermidades e as nossas dores.

A herança que ele nos deixou é melhor que toda riqueza deste mundo, nem ouro e nem prata poderia pagar, Jesus nos deixou seu discipulado, seus ensinamentos, o Espírito Santo nosso consolador e nos mostrou que somente ele e mais ninguém pode nos conduzir a vida eterna.

No lugar de roupas de marcas famosos ele se cobriu com seu sangue carmesim.

No lugar de coroa cravada de ouro ou pedras preciosas Ele usou uma coroa de espinhos que não era pra ela e sim, para um pecador e ladrão chamado Barrabás, mas, que também poderia ser minha e sua.

Se o próprio Jesus que é Rei dos reis não se preocupou com aquilo que iria levar, mas, sim com o legado que estaria deixando-nos, eu te pergunto:

O que você deixará para sua geração e para sua família?

Qual a sua visão da entrega de Jesus naquela cruz?

Você o reconhece como único e suficiente salvador da sua alma ou você o tem desprezado e o rejeitado como muitos ainda hoje o desprezam e o rejeitam?

É tempo de se voltar para Jesus e não de virar as costas para aquele que morreu por nós.

É tempo de declaramos que o amamos e que somos gratos por seu amor por nós, amor esse que é tão grande ao ponto de morrer em nosso lugar.

Declare com todas suas forças que o sangue precioso de Jesus não foi derramado em vão e que esse mesmo sangue corre em suas veias, que você o ama, que é dependente dele e que sobretudo Ele é o seu caminho para o céu.

Que reflitamos não somente essa semana sobre a morte de Jesus, mas, todos os dias de nossas vidas!

Que o sangue do Cordeiro te purifique de todo o mal!

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Pastor Júlio Falcão | A arrogância leva a desobediência e a desobediência leva ao fracasso.

Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Romanos 5:19

Paulo escreve aos irmãos de Roma e cita essa passagem que se refere à Adão como o homem que desobedeceu a Deus e o resultado dessa desobediência foi uma porta escancarada para o pecado entrar na humanidade e cita também Jesus como o Homem que obedeceu a Deus até a sua morte de cruz e que teve como resultado a nossa justificação, Paulo no capitulo 3:24-25 deixa mais transparente ainda esse fruto da obediência de Cristo;

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

Romanos 3:24,25

Existia uma palavra de Deus para Adão, uma ordenança para que não tocasse na árvore que estava no meio do jardim. Todas as outras ele e sua companheira podiam tocar e usufruírem delas, mas, preferiram desobedecer.

Muitas pessoas por acharem que estão com a razão, por formarem suas próprias opiniões ou por acharem que são imbatíveis não gostam de obedecer às leis dos homens e muito menos de Deus.

Vou jogar mais luz ao assunto lhe contando um fato interessante ocorrido com a marinha dos USA;

 O diálogo abaixo é tido como verídico e foi travado em outubro de 1995 entre um navio da Marinha Norte Americana e as autoridades costeiras do Canadá, próximo ao litoral de Newfoundland.

Os americanos começaram educadamente:

— Favor alterar seu curso 15 graus para norte para evitar colisão com nossa embarcação.

Os canadenses responderam prontamente:

— Recomendo mudar o SEU curso 15 graus para sul.

O capitão americano irritou-se:

— Aqui é o capitão de um navio da Marinha Americana. Repito, mude o SEU curso.

Mas o canadense insistiu:

— Não. Mude o SEU curso atual.

A situação foi se agravando. O capitão americano foi se exasperando e berrou ao microfone:

— Este é o porta-aviões USS Lincoln, o segundo maior navio da frota americana no Atlântico. Estamos acompanhados de três destróieres, três fragatas e numerosos navios de suporte. Eu exijo que vocês mudem seu curso 15 graus para norte. Repetindo quinze graus norte, ou então tomaremos contramedidas para garantir a segurança do nosso navio.

E o canadense respondeu:

— Isto aqui é um farol. Câmbio!”

A arrogância leva a desobediência e a desobediência leva ao fracasso.

Jesus se tornou esse foral para todos nós quando nos disse; Eu sou a luz do mundo! E ainda assim, muitos insistem na tentativa de mudar o curso do evangelho para justificarem seus erros.

A luz de Jesus não cega ninguém, pelo contrário, ela mostra o cominho assim como o farol que no meio do oceano direciona os navegantes. E esse caminho foi  ladrilhado pela obediência e o sangue de Cristo até a cruz do Gólgota para que fossemos justificados.

Hora, Então entende-se que a obediência produz os frutos da graça e a desobediência o contrário disso.

Deixo-lhe uma pergunta; você é daqueles que aceita mudar seu curso ou que prefere que o farol saia de sua frente?

Para encerrar eu lhe recomendo; há tempo de mudar o curso de sua vida quantos graus forem necessários para alcançar a rota da obediência e com isso colher seus frutos e alcançar o porto da sua salvação!

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Pastor Júlio Falcão | Compreendendo a parábola do semeador!

Atendei vós, pois, à parábola do semeador.
A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria;
mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.
Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um. Mateus 13:18-23

Porque será que o diabo luta tanto para que a palavra de Deus não seja semeada no coração do homem?

Na parábola do semeador vemos claramente que o ataque de satanás não é contra indivíduos e sim, contra a palavra, o evangelho de Cristo Jesus.

Ele não quer que o ser humano tenha fé, pois, munido dessa ferramenta espiritual o homem vence-o, derrota a morte, liberta-se de amarras espirituais podendo até mover montanhas segundo a bíblia. O diabo sabe que a palavra de Deus é o alimento mais potente para a fé do cristão como ver de perto em Romanos 10: 17;

E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Romanos 10:17

Portanto, quando a parábola do semeador é dita por Jesus ele nos mostra a ação maligna do inimigo em três tipos de solos ou seja, de pessoas que ouviam a palavra e essa palavra não gerava neles bons frutos.

Vou trazer luz a esses três tipos de solos em que o diabo agiu para que a palavra não fosse adiante;

1 – semente à beira do Caminho.

Não sei se você já observou as rodovias em época de colheita de grão, em seus acostamentos nascem muitas sementes que ali cainhem dos caminhões, mas, logo morrem, não dão frutos porque para a semente há uma grande confusão, elas gostam de terras fofas e férteis, e ali só tem cascalhos e impurezas da rodovia.

O diabo rouba a palavra do homem fazendo-lhe confusão, não permitindo que ele a compreenda.

2 – Semente em terreno pedregoso.

Existem algumas espécies de arvores que caem na primeira tormenta porque suas raízes não são profundas para darem-lhes a devida firmeza.

Assim também acontecem com aquele que ouve a palavra, mas, não tem nela raízes aprofundadas, vem a tribulação da enfermidade, das contendas, das perseguições e destroem essa palavra em seus corações antes mesmo que ela criasse raízes para alimentar a fé.

3 – Semente entre espinhos.

Na África existe um tipo de espinho que nada nasce debaixo dele; a árvore do espinho da acácia. Seus espinhos pontiagudos sufocam as outras plantas e repelem os animais.

Os cuidados deste mundo, ou seja, suas ilusões e riquezas tem sufocado a palavra de Deus nos corações de muitos.

Jesus viu isso acontecer com um jovem em Mateus 19: 21-23;

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.
Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. Mateus 19:21-23

Antes de mais nada preciso dizer que Jesus não estava pregando pobreza e que é errado ser rico e sim, deixar esses bens serem mais importantes que a palavra tornando a pessoa escrava, dependente de tal riqueza e não da palavra.

Mas, graças a Deus que existem pessoas que são consideradas terra boa, as que ouvem e guardam a palavra de Deus em seus corações permitindo que ela crie raízes profundas aumentando-lhes a fé.

Essas pessoas na hora da tormenta e da dor são fortes, resilientes e frustram os planos do diabo que não consegue matar a palavra de Deus em seus coração.

E o próprio Senhor Jesus disse que para esses há um crescimento de 30, 60 ou 100 por um.

Que seu coração seja uma terra revirada pelo o arado espiritual do Espirito Santo de Deus e que quando você ouvir o evangelho de Deus ele possa criar raízes profundas para nortear seus passos e te fortalecer no dia da tormenta.

Seja terra boa!

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!