Pastor Júlio Falcão | Compreendendo a parábola do semeador!

Atendei vós, pois, à parábola do semeador.
A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria;
mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.
Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um. Mateus 13:18-23

Porque será que o diabo luta tanto para que a palavra de Deus não seja semeada no coração do homem?

Na parábola do semeador vemos claramente que o ataque de satanás não é contra indivíduos e sim, contra a palavra, o evangelho de Cristo Jesus.

Ele não quer que o ser humano tenha fé, pois, munido dessa ferramenta espiritual o homem vence-o, derrota a morte, liberta-se de amarras espirituais podendo até mover montanhas segundo a bíblia. O diabo sabe que a palavra de Deus é o alimento mais potente para a fé do cristão como ver de perto em Romanos 10: 17;

E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Romanos 10:17

Portanto, quando a parábola do semeador é dita por Jesus ele nos mostra a ação maligna do inimigo em três tipos de solos ou seja, de pessoas que ouviam a palavra e essa palavra não gerava neles bons frutos.

Vou trazer luz a esses três tipos de solos em que o diabo agiu para que a palavra não fosse adiante;

1 – semente à beira do Caminho.

Não sei se você já observou as rodovias em época de colheita de grão, em seus acostamentos nascem muitas sementes que ali cainhem dos caminhões, mas, logo morrem, não dão frutos porque para a semente há uma grande confusão, elas gostam de terras fofas e férteis, e ali só tem cascalhos e impurezas da rodovia.

O diabo rouba a palavra do homem fazendo-lhe confusão, não permitindo que ele a compreenda.

2 – Semente em terreno pedregoso.

Existem algumas espécies de arvores que caem na primeira tormenta porque suas raízes não são profundas para darem-lhes a devida firmeza.

Assim também acontecem com aquele que ouve a palavra, mas, não tem nela raízes aprofundadas, vem a tribulação da enfermidade, das contendas, das perseguições e destroem essa palavra em seus corações antes mesmo que ela criasse raízes para alimentar a fé.

3 – Semente entre espinhos.

Na África existe um tipo de espinho que nada nasce debaixo dele; a árvore do espinho da acácia. Seus espinhos pontiagudos sufocam as outras plantas e repelem os animais.

Os cuidados deste mundo, ou seja, suas ilusões e riquezas tem sufocado a palavra de Deus nos corações de muitos.

Jesus viu isso acontecer com um jovem em Mateus 19: 21-23;

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.
Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. Mateus 19:21-23

Antes de mais nada preciso dizer que Jesus não estava pregando pobreza e que é errado ser rico e sim, deixar esses bens serem mais importantes que a palavra tornando a pessoa escrava, dependente de tal riqueza e não da palavra.

Mas, graças a Deus que existem pessoas que são consideradas terra boa, as que ouvem e guardam a palavra de Deus em seus corações permitindo que ela crie raízes profundas aumentando-lhes a fé.

Essas pessoas na hora da tormenta e da dor são fortes, resilientes e frustram os planos do diabo que não consegue matar a palavra de Deus em seus coração.

E o próprio Senhor Jesus disse que para esses há um crescimento de 30, 60 ou 100 por um.

Que seu coração seja uma terra revirada pelo o arado espiritual do Espirito Santo de Deus e que quando você ouvir o evangelho de Deus ele possa criar raízes profundas para nortear seus passos e te fortalecer no dia da tormenta.

Seja terra boa!

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *