Pastor Júlio Falcão | Deus pode mudar sua sentença!

E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor. Jonas 3:4,5

Nínive estava contaminada pelas mais diversas praticas pecaminosas, a maldade estava instalada no coração daquela gente e Deus determina que o profeta Jonas vá até aquele lugar e pregue para que o povo se arrenda, a história você conhece muito bem; Jonas tenta fugir da determinação de Deus, é engolido por um grande peixe e depois de três é lançado pelo peixe nas margens da praia de Nínive e ali ele começa sua exortação.

Ele começa a dizer que em quarenta dias a cidade seria subvertida e o que será que significa essa palavra?

Subvertida é o mesmo que: afundada, arruinada, corrompida, destruída.

A sentença para aquele povo não era boa, aliás, Deus a destruiria se não houvesse arrependimento, se o evangelho pregado por Jonas não surtisse quebrantamento e mudança de vida.

Só que no versículo 4 a bíblia mostra que houve a aceitação da pregação daquele profeta e ela diz que os homens de Nínive creram em Deus, proclamaram jejum e vestiram pano de saco desde o maior até ao menor.

Esse era o objetivo de Deus, levar o povo ao arrependimento com o seu evangelho.

Jonas esperava o cumprimento da profecia de Deus, que era a destruição daquela cidade, só que Deus mudou a sua sentença e a bíblia nos mostra ele fazendo isso  também em outra ocasião em Jeremias 18: 7-10, por exemplo;

No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,
Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar,
Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria. Jeremias 18:7-10 

Essas passagens servem para os nossos dias, elas são muito atuais, o povo precisa se arrepender, pessoas estão perdendo suas vidas, famílias estão sendo dizimadas, os hospitais já estão em colapso, os governantes estão perdidos e a economia está no vermelho.

O que está faltando mais para as pessoas entenderem que com Deus não se brinca, que de Deus não se zomba e que podemos mudar a situação de nossa nação e do mundo através da oração sincera de arrependimento, podemos mudar sentenças de Deus como nos é mostrado em Jeremias 18 e na história do povo de Nínive, podemos e devemos fazer isso.

Façamos como aqueles homens que se arrependeram e creram em Deus, impedindo que a cidade deles fosse subvertida, façamos isso nestes dias, oremos com sinceridades, levantemos nossas mãos em clamor a esse Deus que muda sentenças e histórias, e confiemos nele de todo nosso coração.

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *