Pastor Júlio Falcão – Renovação de ânimo

Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio.
Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, Atos 27:22,23

Paulo estava como prisioneiro em um navio juntamente com vários outros homens, o destino final era a Itália.

Iniciaram a viagem na costa da Ásia pelo mediterrâneo, passaram por Chipre, Cilicia, Panfília e chegaram até Mirra na Lícia onde embarcaram em outro navio. Foi exatamente a partir daí que enfrentaram os perigos do mar, aquela embarcação começou a ser açoitada por ventos violentos e isso acabou por exigir muito de toda tripulação que lutava bravamente contra o vento, mas, essa mesma tripulação estava sendo vencida.

E eu te pergunto; como ter ânimo em meio a tormenta?

De tanto lutar eles estavam com fome, exaustos e por fim, perderam a esperança. Aqueles bravos homens já não tinham mais expectativa de vencer aquele vento contrário, estavam sem ânimo.

Numa breve pesquisa no dicionário brasileiro achei os seguintes significados para a palavra ânimo;

Condição do espírito; alma ou espírito.

Excesso de determinação diante de uma circunstância perigosa; coragem.

Que diz respeito ao temperamento; inerente à índole; gênio: ânimo pacífico.

Ação de manifestar sua própria vontade e/ou desejo; intento.

Paulo estava ali não como convidado, ele era prisioneiro e mesmo em todas estas circunstancias Paulo estava sereno e de bom ânimo. Ele estava assim por dois motivos;

1º Buscava a Deus constantemente em oração.

2º Sua confiança não estava na embarcação e sim, em Cristo Jesus, o mesmo que acalmou a tempestade no mar de Tiberíades.

Precisamos sempre, todos nós, lermos de passagens como essa para aprendermos com nossos heróis da fé que podemos sim retomar nosso ânimo.

Somos humanos e o ser humano vive em constates lutas e enfrentando tormentas diárias em todas as fases da vida e se você observou no primeiro significado para a palavra ânimo que encontrei no dicionário brasileiro vai ver que fala de espírito e alma.

Essas tormentas acabam minando as forças de qualquer um, até mesmo do padre ou pastor, observe essa declaração do salmista;

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.

Salmos 42:11

A exemplo de Paulo o salmista sabia em quem esperar apesar de indagar a própria alma por tamanho abatimento e perturbação, a esperança deles estava no Deus da salvação.

Confia em Deus, não deixe sua alma do cárcere do desanimo porque permanecendo lá por muito tempo, logo ela está contaminada pela depressão e o fracasso.

Paulo sabia que ia ter perdas materiais, que o navio afundaria, mas, que sobretudo, a vontade de Deus se cumpriria na vida dele e ele chegaria na Itália.

Essa palavrinha “ânimo” aparece por mais de 40 vezes na bíblia e não aprece atoa, ela aparece porque Deus sabe que precisamos renová-lo todos os dias, então, que o Espírito Santo de Deus renove o meu e o seu ânimo e nos dê a ousadia de Paulo para olharmos para as tormentas da vida e enxergarmos o porto seguro.

Que a paz a graça e a misericórdia de Cristo Jesus estejam com você e com todos de sua família!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *