Deus me trata de acordo com o meu pecado?

⁹ Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira.

¹⁰ Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades.

¹¹ Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Salmos 103:9-11

Não se sabe ao certo, mas, talvez este salmo tenha sido escrito por Davi logo após seu pecado de adultério com Bate-Seba e nele vemos este homem experimentando das bondades de Deus, das suas muitas misericórdias que obviamente são as causas de não sermos consumidos diariamente.

Independentemente da ocasião histórica deste salmo o fato é, que Deus não nos julga como a sociedade nos julga.

O ser humano tem a tendencia de focar mais nas falhas do que nos acertos, basta um erro e tudo de bom que você edificou nas vidas das pessoas caem por terra e você passa ser aos olhos destas pessoas um ser humano ruim, de pouca confiança e que provavelmente em suas concepções voltara a cometer os mesmos erros.

Você pode tentar fazer tudo certo que no ponto de vista dos julgadores será sempre reprovado e isso é exatamente o oposto do que faz Deus, como mostra o versículo 9; Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira.

Se Deus fosse nos tratar segundo os nossos pecados a raça humana já não existiria mais, pois, todos nós cometemos os mais diversos tipos deles e até os classificamos como pecadinhos e os grandes pecados, mas, Deus não os diferencia, para ele pecado é pecado e não nos trata de acordo com eles como nos mostra o versículo 10; Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades.

O salmista ilustra bem como é infindável a grandeza das misericórdias de Deus a comparando com o posicionamento do céu sobre a terra, algo imutável, observe o versículo 11;

Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.

Note que há um direcionamento para quem se beneficiará destas misericórdias e estes são os que temem a Deus, ou seja, os que respeitam, o colocam em primeiro lugar, o adoram como o único Deus de suas vidas, estes sim, podem usufruir das muitas misericórdias do Senhor e não serão tratados por ele segundo os seus pecados.

Deus é o Pai das misericórdias, Deus te ama!

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *