¹⁶ Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:16
Este versículo está na passagem em que Jesus fala para seus discípulos que eles são a luz do mundo.
Quando Jesus disse estas palavras não existiam as potentes lâmpadas elétricas como as que conhecemos hoje, toda luz que iluminava os ambientes eram a combustão, ou seja, alimentadas por azeites.
Nós que temos mais de 40 anos tivemos o privilégio de conhecer as lamparinas ou candeias, e a luz que irradiavam não era de grande intensidade, mas, era uma alivio ascender uma em meio a escuridão daquela época.
Quando Jesus fala para os doze; Vós sois a luz do mundo, ele não estava dando a eles somente uma palavra de autoestima e sim dizendo que eles poderiam por luz onde haveria escuridão, na vida daqueles que anda na escuridão do pecado.
Essa palavra foi para cada um dos doze discípulos, mas, Jesus citou no plural porque Ele sabia que juntos essa luz seria mais potente ao ponto de irradiar para o todo o mundo.
vou ilustrar um pouco melhor o que esta passagem está dizendo;
Numa região de montanhas, havia uma pequenina igreja no alto de um morro. Era uma linda construção, que chamava a atenção de todos. Um turista que visitava aquela cidade observou um fato curioso, aquele templo não tinha luz elétrica.
O gerente do hotel explicou-lhe:
– Um homem muito rico construiu aquele templo, doando-o à nossa comunidade. Em seu testamento, ele colocou a exigência de que nunca deveria haver energia elétrica naquele santuário. Contudo, hoje é dia de culto e o senhor poderá observar o que acontece.
Então, quando escureceu, aquele turista observou que uma luzinha surgira ali, outra acolá, todas subindo o monte rumo à igrejinha e, em dado momento, quando as luzinhas se encontraram dentro do templo, a igreja toda brilhou, espalhando luz em seu redor, espantando as trevas.
É tempo de nós que também somos discípulos de Cristo, fazer com que essa luz que está em nossas vidas se torne mais potente, unindo-nos num único próprio, o de fazer com que essa luz dissipe as trevas que tem esfriado a fé de muitos ao ponto de afastá-los de Deus.
Somos a luz do mundo e juntos essa luz se torna irresistível!