¹² E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.
¹³ E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.
¹⁴ E foram ter com ele ao templo cegos e coxos, e curou-os. Mateus 21:12-14
Essa passagem se deu logo após a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho como havia profetizado a centenas de anos atras o profeta Zacarias no capitulo 9, versículo 9;
O teu rei virá a ti, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, filho de jumenta”
Jesus chega em Jerusalém e vai para o templo buscar ao Pai em oração porque sabia que aquela seria sua ultima semana com vida nesta terra, mas, ao adentrar naquela casa de oração o que ali viu lhe causou tristeza e espanto.
Ao invés pregação e orações estavam fazendo daquele lugar um grande mercado da fé. Vendiam de tudo, de pombas a bois tendo como objetivo não a conexão espiritual com Deus e sim, com o lado financeiro.
Infelizmente hoje não está muito deferente, muitos estão mais focados em quanto esse ou aquele irmão pode levar de oferta para o caixa da igreja do que com a alma dele. Muitas que deveriam ser chamadas de casa de oração, são na verdade mercadores da fé; vendem lenços, tijolinhos, feijões e por aí vai.
Jesus antes de morrer fez questão de deixar claro;
A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.
Muitas igrejas estão cometendo algo gravíssimo diante de Deus e do sacrífico de seu Filho, estão deixando a palavra de lado poupo a pouco.
Estão dando mais atenção a horarias para homens ou na hora do oferta do que pregar o verdadeiro evangelho de Jesus.
Estão sendo omisso com aquilo que disse Jesus; A minha casa será chamada casa de oração…
Depois da sua entrada triunfal, Jesus entrava em Jerusalém de manhã, depois saía ao fim da tarde para Betânia. Durante o dia, ele ensinava o povo no templo sobre o reino de Deus e sua justiça, ou seja, Jesus não mediu esforços para nos mostrar que igreja é local de oração e pregação do evangelho.
Alguns podem estar dizendo agora; igreja também é lugar de milagre!
Sim, mas, somente depois de retirar do templo os mercadores da fé é que Jesus curou como mostra o versículo 14;
E foram ter com ele ao templo cegos e coxos, e curou-os.
Na vida de ensino de Jesus sempre a palavra, pregação do evangelho vinha primeiro e só depois ele curava e libertava.
Que Deus tenha misericórdia dos que se transformaram em mercadores da fé.